domingo, 20 de fevereiro de 2011

Estado cria fiscalização de delegacias policiais; Feira de Santana está fora

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia criou, este fim de semana - Portaria nº 065, de 18 de fevereiro de 2011 - o Serviço de Supervisão das Unidades de Polícia Judiciária (Polícia Civil), situadas na Capital e Região Metropolitana. O delegado-geral da Polícia Civil da Bahia, Helio Jorge, que assina o ato, justifica a medida afirmando ser “dever inafastável decorrente da condição de dirigente da Polícia Civil supervisionar, controlar e fiscalizar o exercício de suas funções, observando os fundamentos e princípios institucionais”.

Considera ainda o delegado que “(o Estado) deve proporcionar ao cidadão usuário dos serviços públicos nas Delegacias de Polícia Territoriais, qualidade, presença e segurança no atendimento”. E adverte para a importância do aspecto disciplinar, o que será um dos alvos do Serviço de Supervisão das Unidades de Polícia Judiciária: “o servidor público ausente no local de trabalho, sem a devida justificativa, poderá sofrer sanções administrativas e descontos pecuniários”.

É uma iniciativa importante do delegado-geral. Se funcionar mesmo, a supervisão poderá inibir policiais contumazes em procedimentos que não apenas ferem os interesses da Polícia Civil da Bahia, mas prejudicam sobremaneira a população usuária dos serviços. Há um detalhe curioso, no entanto: a fiscalização abrangerá apenas Salvador e Região Metropolitana.

Ou seja, outros grandes centros urbanos da Bahia, como Feira de Santana, Vitória da Conquista e Ilhéus, não vão contar com a inspeção. É como se nessas cidades a Polícia Civil tenha uma prestação de serviços exemplar, que dispensa tais cuidados. Sabe-se que, infelizmente, esta não é a realidade.

Temos, aí, mais um dos incontáveis exemplos de que o poder, na Bahia, parece apenas enxergar a capital e sua região metropolitana, desprezando todo o resto do Estado. Com a palavra, nossos deputados estaduais e federais, especialmente os que são vinculados ao governador Jaques Wagner.

O Serviço de Supervisão das Unidades de Polícia Judiciária, situadas na Capital e Região Metropolitana de Salvador será composto pelos seguintes dirigentes: Diretor do Departamento de Homicídios; Diretor do Departamento de Polícia Metropolitana; Diretor do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio; Diretor do Departamento de Narcóticos; Diretor do Departamento de Planejamento, Administração e Finanças; Diretor do Departamento de Polícia do Interior; Corregedor-Chefe; Diretor do Departamento Médico; Diretor do Departamento de Inteligência; Coordenador da Coordenação de Fiscalização e Produtos Controlados; Coordenador da Polícia Interestadual; Coordenador do Centro de Documentação e Estatística Policial, e seus respectivos Adjuntos.

Por: Valdomiro Silva ( Tribuna Feirense )
Imagem: Ilustração

Nenhum comentário:

Postar um comentário