quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Revelação: DPT de Feira possui aparelho de Raio X, mas o equipamento não é utilizado há mais de 12 anos

Recentemente, parentes de pessoas que foram assassinadas em Feira de Santana e região precisaram esperar, e muito, para que os corpos das vítimas fossem liberados para os sepultamentos, pelo motivo do Departamento de Polícia Técnica (DPT) deste município precisar esperar pelos resultados dos exames de raio x que foram solicitados ao Instituto Médico Legal de Salvador, para descobrir projéteis que não foram localizados nos corpos ou até mesmo detectar fraturas provocadas por espancamentos ou cacetadas.

O Central de Polícia conseguiu declarações surpreendentes do Coordenador do DPT de Feira de Santana, Rogério Serafim (foto), concedidas ao repórter Denivaldo Costa. Uma delas é que existe no órgão deste município um aparelho de Raio X, que está sem funcionar há mais de 12 anos. Segundo Rogério, o aparelho está no DPT há cerca de 15 anos.
Em entrevista à nossa reportagem, Rogério Serafim informou que tentou ativar o serviço de raio x, com alguns testes, mas não foi possível. Os motivos são os mais diversos: falta de uma sala adequada para comportar o aparelho, um profissional qualificado para manuseá-la, além de pessoas treinadas e local para revelar as chapas de raio x. O coordenador disse que apesar do tempo sem utilização, técnicos da capital verificaram através de testes que o aparelho ainda funciona.

Rogério explicou que a demora na liberação dos corpos é em decorrência da necessidade em refazer alguns exames para tirar qualquer dúvida e por isso são enviados para o IML de Salvador. Segundo ele, isso envolve uma série de percalços como disponibilidade do rabecão, atendimento do IML da capital e por fim, a análise dos peritos de Feira de Santana. " A reativação dos serviços vai melhorar o atendimento, ajudando a equipe médica e ao mesmo tempo, a satisfação da sociedade", declarou.

Ele revelou que não existe um prazo determinação para reativação do serviço de Raio X, no DPT de Feira de Santana, mas a coordenação local, do interior e a direção geral dos órgãos tem empreendido esforços para o seu funcionamento, o mais rápido possível.

Redação do Central de Polícia, com reportagem de Denivaldo Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário