quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Núcleo de quadrilha especializada em furtos de cargas em vários estados estava instalado em Feira de Santana


Foi realizada na manhã desta quinta-feira (14), a Operação “Feira Livre”, a partir do desdobramento da Operação “Transbordo” deflagrada pelas polícias Federal e Rodoviária Federal de Alagoas em julho de 2018, visando desarticular uma associação criminosa que praticava furto e receptação de cargas, sendo descoberto que o núcleo da quadrilha estava localizado em Feira de Santana e com ramificações nos estados de São Paulo, Paraíba e também em Salvador. A quadrilha contava com a participação de caminhoneiros que desviavam as cargas que transportavam e depois prestavam uma queixa falsa. 
Em entrevista concedida na manhã desta quinta-feira (14), o delegado de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio (Delepat), Orlando Borges de Azevedo Júnior,  informou que oito pessoas foram presas em Feira de Santana e outras duas estão foragidas. Entre os presos estão quatro empresários do ramo de supermercados. “A quadrilha tem membros em São Paulo, Paraíba e em Salvador, mas o núcleo da organização criminosa se situava aqui em Feira de Santana”, informou Orlando Borges.
De acordo com o delegado, cabia ao chefe do grupo o trabalho de aliciar os caminhoneiros, que por sua vez, convenciam outros colegas a participar do esquema criminoso. “O chefe da organização tinha como missão aliciar os caminhoneiros responsáveis pelo transporte de cargas. Uma vez, ele compactuando com a atividade ilícita proposta, ele recebia uma vantagem financeira, com a finalidade de entregar a carga aos membros da associação criminosa e depois ia registrar uma queixa na delegacia, ou até no posto da PRF, inserindo dados inautênticos”, detalhou o delegado.

Ainda de acordo com o delegado Orlando Borges, os caminhoneiros que aceitavam a proposta da quadrilha também passavam a aliciar colegas, uma vez que já haviam passado informações falsas de roubo e temiam ser descobertos prestando nova queixa.

O coordenador de Operações Especializadas e de Fronteiras - COE. Fabio Cassimiro Ramos informou que a partir das informações coletadas pela Polícia Rodoviária Federal, tudo foi repassado para a Polícia Federal e no trabalho conjunto foram cumpridos os mandados judiciais, desde a operação “Transbordo”.
Segundo a polícia, as cargas mais visadas pela quadrilha eram alimentos, produtos de higiene, além de pneus e algumas delas ultrapassavam a quantia de R$ 1 milhão. Veículos, cargas e dinheiro foram apreendidos pela Polícia Federal e está sendo feito um levantamento de todo o montante movimentado pela quadrilha.

Após serem encaminhados para exames de corpo de delito no Departamento de Polícia Técnica (DPT), foram encaminhados para audiência de custódia com o juiz Antônio Henrique da Silva, titular a 2ª Vara Criminal, que expediu os mandados de prisão, e serão enviados para o Conjunto Penal de Feira de Santana.

Blog Central de Polícia, com informações e fotos de Denivaldo Costa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário