sexta-feira, 4 de maio de 2018

Guardas municipais não fazem curso e perdem direito ao porte de armas de fogo em Feira de Santana

As guardas municipais da cidade de Feira de Santana estão sem poder usar armas de fogo durante o trabalho porque não fizeram um curso de capacitação exigido pela Polícia Federal.

A cidade conta, atualmente, com 154 guardas. Os agentes adquiriram o porte em 2015, mas ele precisa ser renovado a cada dois anos. Para isso, é preciso fazer o curso de capacitação, que é de 80h.

Os guardas municipais atuam em apoio a eventos municipais, na preservação do patrimônio e bens públicos e fazem patrulhamentos na cidade. Conforme o comando da corporação, eles recebem cerca de 30 chamados por dia em Feira.

O porte de armas de fogo dos guardas municipais da cidade venceu em julho de 2017 e não foi renovado.

A Secretaria Municipal de Prevenção à Violência informou que houve problemas na licitação para escolha da empresa que seria responsável pelo curso e que, por conta disso, o porte de armas para os guardas não foi renovado.
O comando da Guarda Municipal de Feira de Santana confirmou que as armas dos agentes foram recolhidas. Disse que apenas cinco guardas estão nas ruas com arma elétricas para, entre outras atividades, acompanhar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em chamados envolvendo situações que oferecem perigo para as equipes médicas.

"Agora, tem ocorrências que, em vez de a gente ir, nós solicitamos a presença da Polícia Militar, já que trabalhamos em parceria com a PM e a Polícia Civil no sentido de combater a criminalidade em Feira de Santana", destacou o Ailton Almeida, comandante da Gurda Municipal da cidade.

O chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência, Paulo Costa, disse que um novo processo para seleção da empresa que fará o curso será realizado.

"Fizemos duas licitações: uma deu deserta, porque ninguém abrangia as exigências do edital, e a última, que foi anteontem, deu fracassada, porque uma das empresas, a que apresentou o menor preço, faltou uma certidão. Estamos fazendo uma nova licitação. Já há uma empresa em Feira de Santana hábil, porém como faltou uma certidão, nessa próxima já deve estar com essa certidão regularizada e isso será sanado", destacou.

G1 Bahia, com informações da TV Subaé

7 comentários:

  1. Guarda Nao é Policia.Pra Quer Arma De Fogo.Vamos Parar Com Esta Frescura.Trabalho De Guarda é Cuidar Do Patrimonio Muniçipal.Nao Infrentar Bandidos Esta Tudo Errado.Policia é Policia Guarda é Guarda,,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Direita ou indiretamente, os Agentes da Guarda, estão sempre lidando com a crimiladidade que assola a nossa maravilhosa cidade, e o Brasil inteiro.
      Vc fala isso pq nao vivência, nao passa e não sente na pele, o que eles sentem e vivenciam.

      Excluir
    2. Idiota analfabeto vai aprender escrever pra comentar alguma coisa

      Excluir
  2. Você precisa voltar à escola viu seu anonimo

    ResponderExcluir
  3. Que vergonha prova que vigia e vigia não e policia

    ResponderExcluir
  4. Discordo do comentário acima!como tá de garda chegar um vagabundo armado vai fazer o que?se esconder ou conversar com o marginal.pq todo vagabundo tem arma no mínimo uma faca.tem que tá a altura pra se defender

    ResponderExcluir
  5. Garda tem que cuidar de jardinagem

    ResponderExcluir