quinta-feira, 15 de março de 2018

Familiares reclamam do tempo de espera para visitar presos no Conjunto Penal de Feira; sindicalista denuncia o número de agentes penitenciários

Parentes de detentos que estão no Conjunto Penal de Feira de Santana protestaram na manhã desta quinta-feira (15) contra as condições oferecidas aos visitantes naquela unidade carcerária. A principal reclamação é com relação ao tempo de esperara para visitar parentes que estão presos.

A manifestação foi acompanhada por Reivon Pimentel, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado da Bahia (Sinspeb). De acordo com ele, o protesto é justo e alega que a demora na revista é motivada pelo número disponível de agentes. "É uma reivindicação justa e por isso nós viemos acompanhar. Esses visitantes chegam aqui 3, 4 5 horas da manhã e ficam embaixo de sol e chuva até meio-dia, uma ou duas horas da tarde. O motivo tão demorado na revista das visitas é porque não temos agentes penitenciários (em número suficiente )para fazer o procedimento", relatou.
Reivon informou que o presídio de Feira de Santana abriga atualmente 1.977 presos e existem apenas 20 agentes penitenciários para fazer a custódia. "O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) determina que para esse quantitativo de presos seja obedecida a quantidade de 395 agentes, por plantão", explica.

Ainda de acordo com ele, existem apenas 249 agentes de custódia em todo o estado da Bahia, para uma população carcerária de 15.500 detentos.

TENSÃO

O sindicalista revela que o problema tem provocado animosidade entre os presos e os agentes, que não tem culpa da estrutura oferecida pelo Estado. "Em 30 de janeiro, o major PM Julio César enviou  ofício aos diretores de todas as unidades (presídios), determinando que todos os procedimentos operacionais sejam cumpridos à risca: escolta de presos, atendimento ao preso e o BO 04 (boletim operacional), que trata especificamente da entrada de pertences e no Conjunto Penal de Feira, a determinação não é cumprida", denuncia.
Reivon alega que em todos os dias de visita (quintas-feiras e domingos), entra uma grande quantidade de ítens, como alimentos, material de limpeza, que são obrigações do Estado, mas que são liberados na unidade prisional de Feira de Santana.

REIVINDICAÇÃO

Uma carta de reivindicação do familiares dos presos foi divulgada nas redes sociais. No documento constam reclamações sobre maus tratos durante o período de visita, compra de uniforme dos presos e de uma regra de união estável,  implantada no conjunto penal de penal de Feira.
Ao tomar conhecimento da situação, o vereador Edvaldo Lima, vice presidente da Comissão dos Direitos Humanos da Câmara Municipal de Feira de Santana, acompanhado do advogado Armenio Seixas, visitaram a unidade prisional.
Eles foram recebeidos pelo diretor do Conjunto Penal, capitão PM Allan Araújo, e discutiram os temas reclamados pelos familiares de presos e agentes penitenciários.

Blog Central de Polícia, com informações e fotos de Denivaldo Costa e reprodução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário