quarta-feira, 18 de maio de 2016

Casos de abuso sexual em crianças e adolescentes caem no município

“Silêncio Não”. “Abuso Não”. Em cartazes, faixas e, até mesmo, na estampa das blusas, as mensagens tinham um mesmo sentido: o combate ao abuso e a exploração sexual infantil. Para chamar a atenção da sociedade, centenas de pessoas, entre elas, representantes de movimentos sociais, se mobilizaram, na tarde desta quarta-feira, 18, durante a caminhada que marcou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil. 

A mobilização saiu do cruzamento entre as avenidas Getúlio Vargas e Maria Quitéria até a Praça de Alimentação Gilson Pereira. Durante o percurso, participantes também fizeram uso da fala para alertar sobre a importância em denunciar os casos de violência através do Disque 100. Segundo dados da Promotoria da Infância e Juventude, vem decrescendo o número de casos no município . Enquanto em 2014 foram 108 casos, em 2015, caiu para 70, e neste ano, até o mês de abril, foram registradas 26 ocorrências. 

A iniciativa do Pair (Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro) contou com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, CRAS, CREAS, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente e o Ministério Público Estadual. Ainda presentes, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

Se posicionaram a frente da caminhada, a Banda Marcial do Dispensário Santana, a fanfarra do 35º Batalhão de Infantaria e estudantes da Escola Municipal Agrário de Oliveira Melo, do distrito de Ipuaçu, e do Colégio da Polícia Militar.

O secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, exaltou a participação de todos os envolvidos. “Essa caminhada é para chamar a atenção da sociedade para que não seja conivente, mas que denuncie os casos de violência contra crianças e adolescentes aos órgãos competentes”.

A promotora da Infância Edelzuit Freitas disse que Feira de Santana “é diferenciada porque conta com uma rede comprometida, formada pelo poder público, a sociedade e as entidades”. “Hoje é um dia para refletir e reafirmar o compromisso em combater o abuso e a exploração de crianças e adolescentes”, afirmou. O prefeito José Ronaldo de Carvalho também ressaltou a importância do trabalho de todos os envolvidos. 

Secom 

Nenhum comentário:

Postar um comentário