quinta-feira, 17 de setembro de 2015

SOS Abelhas recolhe enxames gratuitamente

 Enxames de abelhas ou marimbondos na zona urbana não devem ser removidos por pessoas despreparadas para o serviço, a fim de evitar acidentes que podem inclusive levar a óbito. No caso de identificação dos insetos, os cidadãos devem acionar o serviço SOS Abelhas, mantido por uma equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural (Seagri).

O SOS Abelhas é mantido em parceria com apicultores de Feira de Santana e cidades da região, que recebem os enxames, garantindo assim a preservação dos insetos e a geração de trabalho e renda com a produção de mel. Quem desejar acionar o serviço deve ligar para os números (75) 3602-4549 e 3602-4546 ou para os números de celuares 9932-4806 (Luciene dos Santos) e 8205-2623 (Gilmara Jordão).
A auxiliar de apicultura da Seagri, Gilmara Jordão, explica que Feira de Santana é o único município que mantém um programa que remove, preserva e dá destino às abelhas capturadas. "Ao localizar um enxame, as pessoas não devem agitar, jogar pedras e nem mesmo tentar remover caso não esteja preparada para lidar com os insetos", alertou.

No ano passado, o SOS Abelhas removeu cerca de 250 enxames no município. Este ano, até o momento, já foram removidas cerca de 45 colméias, enquanto outras 40 estão programadas para os próximos dias. "O número de enxames aumenta gradativamente durante os períodos de floração", observou a especialista.

As informações são da Secom. 

Um comentário:

  1. Aqui no condominio nova conceição no bloco 14 tem uma coméia enorme, estamos pedimos solução para o problema!!

    ResponderExcluir