sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Samu registra 250 ligações por dia


250 ligações diariamente. Esta é a demanda registrada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) em Feira de Santana. Entre as ocorrências, orientações médicas e atendimento aos chamados. O órgão disponibiliza uma equipe de mais de 136 profissionais das áreas de saúde e administração, e seis ambulâncias.

Os funcionários se dividem entre 52 técnicos de enfermagem, 46 condutores, 15 enfermeiros e 23 médicos. Na central do órgão, mais servidores dão apoio logístico e administrativo, realizando a triagem dos chamados, para identificar os que merecem prioridade e assim oferecer o menor tempo resposta de atendimento.

A coordenadora do Samu, Maíza Macedo, observa que a equipe trabalha em conjunto para garantir um melhor atendimento às demandas de urgência da população feirense. “Trabalhamos sempre na perspectiva de qualificar o atendimento e abordagem as vítimas e pessoas que necessitam do Samu. Esta é uma meta que buscamos alcançar todos os dias”, destaca.

Segundo Maíza Macedo, seis ambulâncias - cinco Unidades de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA) operam na cidade. “Nossa demanda é realmente muito grande e tem crescido a cada dia. Desde quando foi implantado, em 2004, que o Samu funciona com seis veículos. Hoje permanece a mesma quantidade, contudo, a realidade na cidade é outra”, afirma.

Ela acrescenta que “existe uma maior quantidade de veículos circulando na cidade, o que implica num maior número de acidentes; além do aumento no consumo de drogas e, consequentemente, mais violência e pessoas feridas por arma de fogo e arma branca". Todos estes fatores, conforme a coordenadora, interferem diretamente no funcionamento do Samu.

“Estamos atendendo cada vez mais chamados. Nossa frota tornou-se insuficiente, hoje deveríamos operar com nove ambulâncias, mas o Ministério da Saúde ainda não atendeu nossa solicitação. Devido ao volume de atendimentos, a rotatividade dos veículos tem sido grande e sempre estamos atentos aos serviços de manutenções que se tornam necessários”, pontua.

As informações são da Secom

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