terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Fora de Controle: Secretário de Habitação xinga repórter e provoca indigação dos profissionais de imprensa

Um ato impensado do pastor e secretário Municipal de Habitação, Ruy Rocha (foto) causou indignação de vários veículos de comunicação pelo tratamento e desrespeito a um membro da imprensa, que o respalda através da Constituição Federal, que enfatiza a liberdade de expressão.

O programa Nas Ruas e Na Polícia, que tem a apresentação do repórter policial da rádio Sociedade de Feira, Aldo Matos, repercutiu uma nota publicada pelo Blog do Jair Onofre, na manhã de terça-feira (8), em que o secretário cita que o repórter Denivaldo Costa, da radio Subaé e do Blog Central de Polícia, tem atitudes demoníacas.

Pode até parecer coincidência, mas na reunião política onde todos estavam na ultima sexta-feira (4), os participantes fizeram uma pressão grande sobre a coordenação da emissora evangélica Cidade FM, onde Denivaldo Costa trabalha.

Segundo o repórter, a finalidade da pressão seria para demissão, suspensão ou no mínimo que as críticas fossem amenizadas. A reunião citada pelo blog teve a participação de vários pastores com tendências políticas e alguns teriam relembrado o questionamento do radialista durante o programa Rádio Total, na radio Subaé ao secretário Mizael Freitas, o que pode ter sido entendido equivocadamente como perseguição a um grupo de religiosos e políticos, e ao que parece não sabem aceitar as críticas.

Essa atitude do secretário da Habitação está desrespeitando a lei de imprensa e tentando implantar uma censura e esse fato foi abordado pelo apresentador Aldo Matos que disparou uma metralhadora oral no seu programa. “ Eu quero vê se isso fosse comigo, como é que o profissional faz uma pergunta e agora ficam fazendo pressão, dizendo que o profissional tem atitudes demoníacas”, disse Aldo.

Bastante nervoso gritou bem alto: “ Venha para a rádio Sociedade fazer o pedido para a minha saída por que estou criticando a secretaria de Mizael que não disse aí para que veio ”. ‘’ Porreta, agora você não pode nem trabalhar que já é perseguido, criticado por esse pessoal que leva tudo para o lado pessoal, assim a impressa não trabalha ", disparou Aldo Matos.

“Frei Monteiro tá aqui, que venha esse grupo pedir a minha saída, eu não tenho medo de perder o emprego", desafiou o repórter e completou: “ Secretário Ruy, essa crítica pegou mal viu? Deixe esse emprego na prefeitura e vá cuidar da vida ‘’.

Outro profissional da área de comunicação e com muita bagagem no rádio também não perdoou a crítica do secretário e soltou o verbo. Para Agnaldo Santos, do programa O Dia, da rádio Subaé, a comunidade precisa saber a verdade através da imprensa. " Censura não. Esse tempinho de pedir cabeça, por esses puxa sacos já acabou, não existe mais ", pontuou Agnaldo, se referindo ao grupo de religiosos.

O jornalista fez ponderações sobre a Secretaria de Segurança Municipal, um dos principais motivos das discórdias. “A secretaria não saiu do papel, mas o secretário é competente, claro que sem estrutura ninguém consegue fazer nada”, comentou o âncora do programa O Dia.

Lucival Lopes e Valter Vieira, apresentadores do programa Ronda Policial, na rádio Subaé também foram solidários ao colega de trabalho, informando que estavam ao seu lado. " Não mexam com meu menino, vocês não querem me ver irritado", disparou Valter Vieira.

Vários profissionais como Mário Sepúlveda, da rádio Povo, Gleidson Santos, do jornal Folha do Estado, Jota Cardoso, da rádio Cultura, dentro outros fizeram questão de demostrar solidariedade a Deni Costa, como é chamado nas reportagens policiais.

Questionado por radialistas e jornalistas sobre a atitude do secretário, Denivaldo Costa, respondeu: " Acho muito estranho, uma critica tão pesada partindo de um pastor evangélico como Ruy Rocha, atual secretário de Habitação, e tudo iniciou coincidentemente após a divergência entre eu e Mizael Freitas, secretário de Prevenção a Violência em uma entrevista na radio Subaé na semana passada. ‘’

“ Acho estranho, mas descarto a possibilidade de uma missa encomendada contra o meu trabalho na reportagem policial ", acrescentou Deni Costa.

O comunicador ainda enfatizou: “O secretário Mizael é meu amigo e somos evangélicos, mas tenho que separar o trabalho da emoção, religião, amizade, assim deve agir um profissional sério que tem a função de questionar, perguntar, indagar.”

É esperada uma declaração do prefeito Tarcízio Pimenta sobre o episódio, e se ele concorda com a opinião do seu subordinado.

Redação do Central de Polícia

2 comentários:

  1. Olá Dene eu sou Jacó nós do blogger freitas-fsametropole.blogspot.com estamos prestando nossa solidariedade estamos do seu lado sabemos que vc faz um bom trabalho e é um excelente reporter e um bom amigo por isso conte com agente para o que der i vinher.
    Enquante esse secretario acho que o que ele quiz foi chama atenção..

    ResponderExcluir
  2. Denivaldo, Destemido se é demoniaco só o CAPETA prá confirmar, pastor-secretário baixe a bola e pede prá sair, yeah!

    ResponderExcluir