quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Blogs de Policiais - Parte II

Em entrevista concedida na manhã desta quarta-feira(8), no programa Carlos Geilson, na rádio Subaé, o Comandante do Policiamento Regional Leste, Coronel Hélio Gondim, negou que haja qualquer proibição a blogs de policiais na cidade, mas nas entrelinhas, deixou claro que existem normas na PM que precisam ser cumpridas por seus subordinados. Segundo ele, existe o aconselhamento para que nenhum policial publique informações em nome da polícia.

O comandante declarou que ninguém da corporação pode dar notícias em nome da Polícia Militar, pois existe um departamento de comunicação responsável pela divulgação dos seus trabalhos. Ele citou, por exemplo, um decreto que determina que todas as informações da PM devem ser divulgadas através do Departamento de Modernização e Tecnologia. " Imagine se todo cidadão sai por aí falando que é jornalista ou radialista?", questionou o Coronel.

O comandante Gondim confirmou o desconforto de uma família a respeito de informações publicadas em um blog de forma irresponsável. Acrescentou que toda notícia precisa respeitar critérios jornalísticos.

O coronel Gondim reforçou o compromisso com a notícia e que todas as informações precisam respeitar critérios jornalísticos, geralmente desconhecidos pelo cidadão comum, inclusive policiais. Para finalizar, esclareceu que existe o aconselhamento para que nenhum policial publique informações de forma institucional, ou seja, em nome da Polícia Militar.

A entrevista do Coronel Gondim ao programa Carlos Geilson veio ratificar que mesmo com toda a diplomacia do comandante, o Blog Central de Polícia estava certo quando divulgou a notícia sobre a proibição de notas veiculadas pelos blogs de policiais em nome da PM. Até o fechamento desta matéria, verificamos e constatamos que os blogs continuavam desatualizados.

Não vemos nenhum problema dos blogs divulgarem notícias, desde que sejam verdadeiras e não maculem a imagem de ninguém.

Redação do Central de Polícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário