Os médicos do Hospital Estadual da Criança (HEC), na cidade de Feira de Santana, que haviam paralisado as atividades na segunda-feira (25) como forma de protesto por atrasos nos salários, voltaram ao trabalho nesta terça-feira (25), após um acordo firmado entre a Secretaria de Saúde da Bahia (Sebab) e a entidade responsável pela administração da unidade médica. A informação foi confirmada pelo presidente do Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed), Francisco Magalhães.
Pela manhã, os médicos se reuniram com representantes do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), organização que administra o HEC. A entidade informou aos profissionais que a Sesab garantiu a atualização do repasse de verbas, que, segundo os médicos, não era feito desde agosto.
Os médicos reclamaram que, por conta do atraso na verba, o IMIP estava com dificuldades para cobrir custos administrativos.
A Secretaria de Saúde garantiu, em nota, que os repasses serão regularizados nas próximas semanas. Segundo o presidente do Sindimed, ficou acordado que a primeira parcela da dívida será paga até o dia 5 de dezembro.
Paralisação
De acordo com a assessoria do HEC, a paralisação que ocorreu na unidade médica na segunda-feira foi parcial e não teve a adesão de todos os médicos.
Na segunda, os profissionais informaram que o atendimento foi suspenso parcialmente no setor ambulatorial, e na emergência e que só estavam sendo atendidos os casos extremos. Os demais pacientes precisaram ser encaminhados para outras unidades de saúde do município.
A unidade negou e informou que apenas alguns profissionais do setor ambulatorial e da emergência deixaram de trabalhar, mas o serviço nos setores continuou funcionando com os médicos que mantiveram as atividades.
O hospital informou, ainda, que não houve falta de atendimento e que nenhum paciente precisou ser encaminhado para outras unidades por conta da paralisação parcial.
As informações são do G1 Bahia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário