Privados de liberdade de penitenciárias de Feira de Santana e de outras localidades baianas poderão realizar cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Em Feira de Santana, a primeira turma começa nesta terça-feira (28) com o curso de aviador, para presos no sistema fechado no presídio regional.
O Pronatec Prisional contará, neste mês, com 11 turmas distribuídas também em Lauro de Freitas, Serrinha e Simões Filho - além da capital baiana, neste caso, nas penitenciárias Lemos de Brito e Lafayete Coutinho. Em Salvador, a primeira turma começou no dia 20 de agosto, com o curso de Agente de Limpeza e Conservação.
Os cursos serão oferecidos às pessoas que cumprem pena nos regimes fechado, semiaberto, penas alternativas e aberto, além de egressos do sistema prisional. Vale lembrar que condenados têm direito à redução da pena quando estudam ou trabalham. A iniciativa é da Secretaria de Educação do Estado, por meio da Superintendência de Educação Profissional e Tecnológica (SUPROT).
Em setembro, outros municípios devem ofertar os cursos, que vão de pizzaiolo à avicultor: Brumado, Barreiras, Canápolis, Eunápolis, Itabuna, Ilhéus, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Santa Bárbara e Teixeira de Freitas.
Serão 19 cursos ofertados no estado, alinhados às demandas de mercado, com carga horária de 200 a 500 horas, cada. São eles: Estampador de tecido, Confecção de bolsas em couro em material sintético, Agente de limpeza e conservação, Montador e reparador de computadores, Pedreiro, Pizzaiolo, Eletricista de rede de distribuição de energia elétrica, Eletricista instalador predial de baixa tensão, Maquiador, Cabelereiro, Costureiro de Máquinas Overloque, Marceneiros, Manicure e Pedicure, Pedreiro de Alvenaria, Agricultor orgânico, Auxiliar de saúde bucal, Micro- empreendedor individual (MEI), Artesão de cerâmica e Avicultor.
A iniciativa acontece de forma integrada com a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) e a Central de Apoio e Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas (CEAPA).
Folha do Estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário