sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Município diz que só transfere 0,1% dos pacientes para o Clériston Andrade

Segundo a secretaria de Saúde de Feira de Santana, aproximadamente 0,1% dos pacientes atendidos nas oito policlínicas do município e na Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) da Mangabeira foram transferidos para hospitais da rede pública em Feira de Santana. O percentual corresponde à transferência de apenas um paciente em cada mil pessoas atendidas nas unidades municipais.

O número é divulgado pela secretaria para rebater as constantes declarações de pessoas ligadas ao estado, de que o município "não tem resolutividade" e empurra pacientes para o hospital estadual Clériston Andrade. Zé Neto, líder do governo na Assembleia Legislativa e o diretor do Clériston, José Carlos Pitangueira, estão entre os que costumam apontar tal deficiência do atendimento municipal.

A secretaria de Saúde diz que realizou este levantamento específico entre janeiro e novembro do ano passado. E complementa afirmando que é "alto o índice de resolutividade das policlínicas e da UPA", já que de acordo com suas estatísticas, "das quase 856 mil pessoas atendidas nesses locais, somente 887 foram removidas para unidades especializadas, notadamente o HGCA".

A secretária Denise Mascarenhas é taxativa: “Estas unidades funcionam muito bem e não sobrecarregam, absolutamente, o Clériston Andrade”. É comum também ouvir a queixa de aliados do município, sobretudo os vereadores, que dizem que o Clériston fecha as portas para as transferências, por meio da regulação.

Os números da secretaria referem-se aos 11 primeiros meses do ano. Dezembro ainda não foi contabilizado. A previsão é ultrapassar o milhão de atendimentos (a população de Feira é de pouco mais de 600 mil habitantes).

Em 2017, a policlínica que fez o maior número de atendimentos foi a Dr. José Monteiro Pirajá, no Tomba, com 142.954, que correspondem a 16,7% de toda a demanda na rede. Destes, 105 pacientes precisaram ser transferidos. A unidade do Tomba é referência para todos os bairros localizados na zona Sul e outros mais próximos do Centro. 

ATENDIMENTOS DE JANEIRO A NOVEMBRO 2017
Policlínica do Tomba –                 142.954
Policlínica Rua Nova –                  134.826
Policlínica Parque Ipê –                126.460
Policlínica George Américo –       123.563
Policlínica Feira X –                      122.974
UPA Mangabeira –                       118.624
Policlínica Humildes –                    43.351
Policlínica Maria Quitéria –            43.171
Total até novembro –                   855.923 

Fonte: Sala de Notícia, com imagem reprodução.




Nenhum comentário:

Postar um comentário