domingo, 1 de janeiro de 2017

Estatística de dezembro de 2016; confira os números da violência no ano passado

De acordo com números estatísticos levantados pelo Blog Central de Polícia, junto à Polícia Civil, o mês de dezembro de 2016 registrou aumento no número de homicídios em Feira de Santana, com relação ao mês anterior e a igual período do ano passado.

No mês que passou foram registrados 34 homicídios, com três vítimas do sexo feminino e cinco adolescentes. Trinta crimes foram cometidos com o uso de arma de fogo e dois a facadas. Também houve um homicídio provocado por cacetadas e por um murro, seguido de queda.

Também foram registrados no mês de dezembro um latrocínio (roubo seguido de morte) e quatro autos de resistência (troca de tiros com a polícia), totalizando 39 mortes violentas.

Em todo o ano de 2016 foram registrados 358 homicídios, 17 latrocínios, 52 autos de resistência e 5 mortes excludentes, totalizando 432 mortes violentas. Entre as vítimas estavam 23 mulheres e 47 adolescentes.

Locais onde ocorreram os crimes

Bairros
Conceição e Gabriela: 03 homicídios, cada;
Tomba, George Américo, Nova Esperança e Campo Limpo: 02 homicídios, cada;
Lagoa Subaé, Aviário, Feira X, Parque Ipê, Feira VII, Queimadinha, Viveiros, Calumbí, Caseb, Novo Horizonte, Jardim Cruzeiro, Santo Antonio dos Prazeres, Baraúnas, Três Riachos, Rua Nova, Sítio Novo e Centro: 01 homicídio, cada.
Obs: Também foi registrado um latrocínio na Barroquinha.

Zona Rural
Matinha: 03 homicídios.

Relação de homicídios ocorridos no mês de dezembro, nos últimos anos:
2016 – 34 homicidios
2015- 29
2014 - 26
2013- 36
2012- 29
2011- 21
2010- 29
2009- 37
2008- 29
2007- 23
2006-17

Blog Central de Polícia reuniu um resumo dos crimes que mais chamaram a atenção no mês de dezembro:

Namoradas confessam assassinato de borracheiro no bairro Lagoa Subaé
Duas namoradas de 17 anos confessaram à polícia ter amordaçado e matado um homem de 52 anos a pauladas e facadas na cidade de Feira de Santana. De acordo com a delegada Danielle Lima, titular da Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), que apura o caso, as jovens alegaram legítima defesa porque, segundo elas, o homem teria tentado agarrar uma delas à força. Suspeitas moravam na casa da vítima porque os pais não aceitavam o relacionamento delas.O homem assassinado foi identificado como Avani de Souza, que ficou quase uma semana desaparecido, segundo a polícia. O corpo da vítima foi encontrado na sexta-feira (23), dentro da cozinha da casa onde morava, que fica no Loteamento Lagoa Subaé. Conforme a delegada Danielle Lima, a polícia chegou até as suspeitas após encontrar no local do crime uma receita médica com o nome de uma das adolescentes.

Adolescente é assassinado no bairro Queimadinha; empréstimo de arma pode ter motivado o crime
A morte de um adolescente ocorrida na tarde de segunda-feira (19), no bairro Queimadinha, em Feira de Santana, pode estar relacionada ao empréstimo de uma arma de fogo.João Víctor Portos Góes, 16 anos, estava sentado na rua Periperi, quando foi surpreendido por desconhecidos que estavam em um veículo de dados ignorados e morreu após ser baleado. Em entrevista ao repórter Carlos Valadares (Jornal Transamérica), o delegado Fabrício Linard, que responde interinamente pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), informou que a vítima foi apreendida no início do mês por policiais militares do GARRA, portando um revólver. O flagrante aconteceu no dia 4 no bairro Queimadinha. “Tomamos conhecimento que o adolescente estava com uma arma de fogo emprestada e o crime pode estar relacionado à perda da arma”, relatou Linard. Segundo o delegado, é muito comum infratores utilizarem armas emprestadas para cometer crimes.

Jovem é assassinado após ter casa invadida; tia da vítima foi baleada e até um cachorro morreu no local

Foi assassinado no dia 19 de dezembro, Gutemberg dos Santos Lima, 19 anos. Atingido por tiros na cabeça ainda foi socorrido para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), mas não resistiu. O crime ocorreu na rua Joaquim Antonio de Carvalho, no bairro Caseb. Segundo a polícia, a casa de Gutemberg foi invadida por desconhecidos e durante os disparos, uma tia da vítima ficou ferida e um cachorro de estimação morreu no local.

Jovem é executada na presença da filha
Uma jovem de 25 anos foi assassinada a tiros por volta das 11h de sexta-feira (16), na área interna de uma residência na Travessa Arthur de Assis, Minadouro, em Feira de Santana. Segundo informações, Jéssica Ranacote Perona estava com a filha de dois anos no colo quando foi surpreendida por um homem que estava a pé e deflagrou os disparos. A jovem foi até a casa do avô de um dos filhos e logo após abrir o portão foi executada. O delegado Fabricio Linard, da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) esteve no local e informou que os vizinhos alegaram ter ouvido os estampidos e quando saíram já encontraram a jovem caída e a criança abraçada à mãe. O criminoso estava usando capacete e conseguiu fugir. Uma das vizinhas ficou com a criança até a chegada da polícia. De acordo com a polícia, Jéssica morava no bairro Baraúnas e teve um companheiro assassinado no mesmo ano. Será investigado se há ligação entre os dois crimes.

Homem é assassinado enquanto dirigia; o crime foi presenciado pelos filhos
Um homem de 30 anos foi assassinado a tiros de pistola por volta das 6h desta sexta-feira (16), enquanto dirigia na avenida Transnordestina, próximo à Passarela Conceição Lobo, bairro Campo Limpo, em Feira de Santana. Segundo informações, Eduardo Bispo Fonseca  Júnior conduzia o Ford Ka, prata, placa EVM-3139, licença de Feira de Santana, com duas crianças no banco de trás, quando foi surpreendido por desconhecidos que estavam de moto. Atingido pelos disparos, o motorista ainda tentou fugir, mas se chocou contra uma motocicleta no acostamento e morreu no local. As crianças de 4 e 7 anos não foram atingidas. A vítima morava em um residencial no Alto do Rosário, e foi morto após deixar a esposa no trabalho e retornava para casa.

Duplo homicídio em Residencial do Minha Casa no bairro Conceição
Um jovem de 22 anos foi morto a tiros no inicio da tarde de quarta-feira (14), no Residencial Jardim das Oliveiras, bairro Conceição II, em Feira de Santana. Segundo informações, Marlon de Jesus Ramos estava em frente ao bloco 5, conversando com José Pedro de Lima, 24, quando foram surpreendidos por homens que chegaram em um veículo de dados ignorados e atirando. Marlon foi atingido por vários tiros na cabeça e morreu no local, enquanto José Pedro, também atingido na cabeça deu entrada em estado grave no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). Ele também não resistiu e morreu na unidade médica. Os jovens eram moradores do residencial onde ocorreu o crime.

Discussão por comida termina em morte

Acompanhado de um advogado, o homem suspeito de matar o primo da mulher com um soco, no domingo (11), no bairro George Américo, em Feira de Santana, se apresentou à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na terça-feira (13) e após ser ouvido pelo delegado Fabrício Linard, foi liberado e responderá pelo crime em liberdade. Antonio de Almeida Araújo contou na polícia que tinha um bom relacionamento com Eduardo Almeida de Jesus, 52 anos, mas a agressão aconteceu após defender a esposa. Segundo ele, a vítima foi advertida porque mexeu com a mão em uma comida que estava na panela. “Ela [prima da vítima] fazia almoço e eles bebiam cerveja. Ele meteu a mão na panela e ela reclamou com o dono da casa também. Todo mundo almoçou e continuaram bebendo. [A vítima] Ele foi no fogão e meteu mão na panela de novo. Como se repetiu a situação, ela reclamou de novo. Ele deu um empurrão na prima e ele [o suspeito] partiu em defesa dela. Ele disse que ele deu um soco e [a vítima] ele tropeçou em cadeira plástica e bateu a cabeça no chão”, informou o delegado sobre o depoimento. A investigação aponta que Antonio deve responder pelo crime de lesão corporal seguida de morte.

Duplo homicídio na zona rural de Feira
Foram identificados por familiares no Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana, os corpos de dois jovens encontrados mortos na localidade do Alto do Canuto, distrito da Matinha, na madrugada de quinta-feira (8). Edinoaldo Marques Santos Júnior, 22 anos, que residia na Travessa das Indústrias, CIS, bairro Tomba, e Samuel Raul Queiroz Amorim, 18, que morava na rua Forte Figueiredo, também no Tomba, foram executados com vários tiros.

Homem encontrado morto com sinais de tortura

Um homem foi encontrado morto por volta das 18h de quinta-feira (8),no interior de uma residência na rua Antonio Carlos Borges Júnior, nº 15, conjunto José Ronaldo, no bairro George Américo, em Feira de Santana. Segundo informações, Iron França de Souza França, também conhecido como Tevis, 25 anos, foi encontrado amarrada com arame  e sinais de tortura com lesões na cabeça, tórax e pescoço. A polícia não tem informação sobre a autoria e motivação do crime.

Garota de 15 anos é acusada de matar a mãe em Feira de Santana
Uma adolescente de 15 anos foi apreendida na noite de quarta-feira (6) e conduzida ao Complexo de Delegacias do Sobradinho, acusada de ter matado a mãe Jaqueline Nascimento Silva, 36 anos, a facadas em Feira de Santana. O crime aconteceu no apartamento 101 do bloco 12, do Residencial Nova Conceição, também conhecido como 'B13', no bairro Conceição, onde acusada e vítima moram. Segundo informações, I.S.S, contou à polícia que por volta das 14h chegou do colégio e a mãe teria discutido e lhe xingou. Ainda de acordo com a adolescente, as duas entraram em luta corporal, quando a mãe pegou uma faca e a atacou. A menor contou que foi ferida e conseguiu apanhar outra faca e golpeou a vítima várias vezes. Após cometer o crime, a filha enrolou o corpo da mãe em um lençol, escondeu embaixo da cama e depois tentou tocar fogo. Como a fumaça chamou a atenção dos vizinhos, a garota procurou uma tia que mora no mesmo conjunto e alegou que a mãe tinha se queimado após a explosão de um carregador de celular. A polícia foi acionada e descobriu a verdadeira causa da morte, conduzindo a menor até a delegacia, quando ela acabou confessando o crime.

Morte de bebê no Jardim Cruzeiro

A Polícia Civil está apurando a morte de uma criança recém-nascida ocorrida no bairro Jardim Cruzeiro, em Feira de Santana. Segundo informações da polícia, o bebê que tinha vinte dias de nascido e ainda não tinha sido registrado apresentava sangramento nasal e deu entrada sem vida no Hospital Municipal da Criança, onde uma médica suspeitou de asfixia. Uma equipe da 65ª Companhia Independente (CIPM), comandada pelo sargento Émerson foi até a casa dos pais da criança, numa vila de quartos, na rua Juazeiro e encontraram cinco quilos de maconha, 250 gramas de cocaína e uma espingarda calibre 12. De acordo com a polícia, o padrasto da criança, identificado como Alan Buarque Santos, 36 anos, fugiu com a chegada da polícia. A polícia continuará investigando o caso e aguardará o laudo médico que apontará a causa da morte da criança.

Blog Central de Polícia, com informações de Denivaldo Costa e imagens de arquivo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário