quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Delegacia da Mulher voltará a ter plantão nos fins de semana

Depois de passar muito tempo funcionando apenas durante a semana, a Delegacia Especializada no Atendimento a Mulher (Deam) voltará ter plantões durantes os fins de semana. Em reunião com autoridades na Secretaria de Segurança Pública foi informado, pelo delegado geral Bernardino Brito, que Feira de Santana receberá reforços para auxiliar na unidade.

A unidade funcionava normalmente durante a semana, porém nos finais de semana quando aumentava os índices de agressões contra as mulheres, a delegacia estava fechada por não ter efetivo que atendesse a demanda. Porém novos policiais estão sendo empossados e como efetivo maior, a unidade policial funcionará. “O bom seria que nem existisse a necessidade de uma delegacia especializada, que as pessoas convivessem civilizadamente”, diz o coordenador geral de Polícia Civil, delegado João Rodrigo Uzzum, coordenador da 1ª Coorpin.

Nesta reunião foi anunciada a chegada dos novos policiais civis, que serão empossados em breve, e que virão com a missão de montar um plantão na Deam. Apesar da informação já ter sido confirmada, não foi negociado a forma que irá acontecer o plantão. “Ainda não está definido se vai ser um plantão fixo ou se vai ser mediante a remuneração extra só nos finais de semana. Está em estudo. Já solicitei a titular da Delegacia da Mulher, Clécia Vasconcelos, um estudo sobre as ocorrências fora do horário administrativo. Ela encaminhou e já está em posse do nosso delegado geral para pautar ele na tomada de decisão”, explica João Uzzum sobre procedimentos que têm sido realizados pelos policiais civis e o plantão central com as apresentações da polícia militar em relação a ocorrências nos finais de semana.

Com o anúncio do retorno do plantão aos fins de semana, surge a necessidade de reforço no quadro efetivo da Polícia, que segundo o delegado não existe. “Vai necessitar de efetivo e nós não temos. Para montar, certamente, vamos receber policiais que estão no interior ou novos policiais”, afirma. O coordenador de Polícia também fala do projeto para construção de uma sede própria para a especializada. “Existe esse projeto. No próprio complexo do Jomafa já tem o espaço. Inclusive é melhor o acesso da Polícia Técnica para a solicitação de exames. Eu acredito que para o outro ano deve haver uma movimentação nesse sentido”, fala Uzzum.

Além de novos policiais, há também a existência do projeto para um posto da Polícia Civil no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), que também conta com a chegada desse efetivo a cidade. “Nós acreditamos que com esse efetivo montar esses dois plantões e se tudo der certo também reforçar algumas unidades que estão precisando de policiais”, comenta João Uzzum.

Segundo João Uzzum, tem-se verificado muitos casos de violência contra a mulher já encaminhados a Justiça, uma quantidade grande de pessoas também tem sido assistida por esta Delegacia. Para ele o importante é desconstruir na sociedade a ideia da violência contra a mulher. “Nós temos implantado aqui em Feira, pela Policia Militar, a Ronda Maria da Penha, que também vai ser um fato benéfico para campanha no combate a esse tipo de delito”, concluiu. 

As informações são do Folha do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário