terça-feira, 29 de março de 2016

Idosos aprendem a evitar acidentes domésticos

Pessoas na terceira idade residentes no bairro Aviário aprendem a adotar medidas preventivas contra acidentes domésticos. A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Assistência à Saúde da Família (Nasf) e das Unidades de Saúde da Família I e II do bairro, reuniu cerca de 100 pessoas na sede da Associação Cristo Operário dos Moradores.

A enfermeira Isabela Machado, referência em hipertensão e diabetes, além de saúde do idoso, explica que semanalmente a unidade de saúde proporciona encontro com as pessoas na terceira idade visando estimular a qualidade de vida. “Além disso, uma ou duas vezes por mês convidamos nosso público para tratar sobre a prevenção de acidentes domésticos, que é uma situação bastante preocupante”, frisou.

A frequência de quedas e as dificuldades para os idosos se recuperarem têm sido motivo para os agentes de saúde intensificarem as ações visando a prevenção. “A maioria dos acidentes ocorre por excesso de móveis, uso de tapetes e objetos esquecidos espalhados pelo chão das casas e apartamentos”, observou Isabela Machado.

As orientações visando a prevenção contra acidentes domésticos para pessoas idosas foram passadas também pela sargento Carla Oliveira, do Corpo de Bombeiros. Ela destacou a necessidade de atenção para alguns utensílios domésticos, a exemplo de panela de pressão, que, conforme observa, necessita de manutenção para evitar explosão e queimaduras, além de mistura de medicamentos com bebidas alcoólicas e também carregadores de celulares espalhados pelo piso das casas.

A sargento Carla Oliveira abordou ainda sobre o excesso de móveis nas residências, que por sua vez estão cada vez menores, a necessidade de evitar o uso de alguns objetos que possam provocar acidentes, assim como evitar também a obstrução de passagens.

Para os idosos, alguns alertas foram novidade. Outros, entretanto, já apresentam riscos bastante conhecidos deste público, que mesmo assim continua ignorando. “O alerta é muito bom porque as vezes esquecemos que um tapete pode provocar queda ou que um carregador de celular no meio do caminho pode provocar escorregão e quebrar a bacia. Agora estou mais atenta”, afirmou a anciã Ana Maria Souza Cerqueira, residente na unidade habitacional do programa Minha Casa, Minha Vida do bairro Aviário.

As informações são da Secom 

Nenhum comentário:

Postar um comentário