quarta-feira, 30 de setembro de 2015

SAMU simula atendimento de urgência

O atendimento a uma ocorrência por uma equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) demora, em média, dez minutos – o tempo é contado a partir da saída da equipe da base. Foi o tempo aproximado de uma simulação realizada na tarde desta terça-feira, 29, como parte das comemorações dos 11 anos de atividade da instituição. Foi um atendimento muito real.

Na simulação, um homem foi atropelado. Contatado, o médico-regulador fez as perguntas de praxe à pessoa que comunicou o acidente. A partir destas informações ele faz uma avaliação de risco e estabelece prioridades. As informações passadas são importantes porque é através delas que o médico libera o tipo de ambulância para o atendimento: uma unidade de suporte avançado, se o caso for grave, ou a de suporte básico, para os casos de menor poder ofensivos.

Durante a simulação, a coordenadora local do SAMU, Maísa Macedo, narrou todas as etapas. Desde a colocação do colar cervical ao uso de equipamentos, colocar a vítima sobre a maca ou o uso do desfibrilador. “Isso aqui funciona como um treinamento”, disse a coordenadora. O atendimento foi assistido por médicos, enfermeiros, técnicos e motoristas das ambulâncias.

As informações são da Secom.

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