A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam) está apertando o cerco contra a poluição sonora em Feira de Santana. Até o momento já foram apreendidos mais de 1.700 aparelhos de som, dentre profissionais, residenciais e automotivos, desde que a ação foi iniciada, em 18 de janeiro de 2013.
Dentre os aparelhos apreendidos, conforme observa o secretário da Semmam, Roberto Tourinho, estão cerca de 10 paredões, sendo que um deles orçado em torno de R$ 100 mil. Deste total, apenas 28 já foram liberados por determinação da Justiça.
Os equipamentos apreendidos pelos fiscais da Semmam com apoio da Polícia Militar são encaminhados para a Polícia Civil. A partir daí, o Poder Judiciário abre processo civil contra o infrator em função da prática de poluição sonora. E no caso do infrator ser condenado, deixa de ser réu primário perante a Justiça.
Mapa da poluição sonora traçado pela Semmam revela os lugares onde a infração é mais cometida na cidade. É liderado pelo bairro Queimadinha, seguido pelo conjunto Feira VI, Praça de Alimentação Gilson Pereira, Baraúnas e SIM.
Com a intensificação da fiscalização na cidade, conforme afirma o secretário, as pessoas que costumam praticar poluição sonora têm migrado para chácaras. Ele salienta, entretanto, que a fiscalização também está sendo realizada na zona rural.
O fiscal da Semmam, Ricardo Leite, explica que as pessoas podem monitorar o volume de sua própria aparelhagem sonora através do uso do decibelímetro. Informa que durante o dia é permitido um volume de até 70 decibéis e, à noite, até 60 decibéis. “O volume do som deve ser medido até cinco metros da área externa do estabelecimento”, frisou.
As informações da Secom.
Deveria passar lá na rua Quintino bocaiuva na kalilandia porque todo sabado e domingo lá e demais de son alto sou moradora e sofro muito nos finais de semana.trabalho a semana inteira e quando chega no sábado não posso nem descansar por que o barulho e demais
ResponderExcluiresse orgão nao fonciona na rua araujo pinho em feira de santana nas ,madrugadas doi domingo as proximo ao senador hotel sao segos e surdos esse horarios as autoridades esrão dormindo,viva no barulho rua araujo piunho
ResponderExcluir