sábado, 1 de agosto de 2015

Agentes preparados para enfrentar situações adversas no trânsito

O que fazer se uma pessoa se jogar ou cair à frente do veículo, quando da necessidade de chegar rapidamente ao local de um acidente, como estacionar bem, o que fazer para percorrer em marcha ré uma distância relativamente extensa ou enfrentar manobras curtas e rápidas? Agentes de trânsito de Feira de Santana treinam, desde segunda-feira passada, em automóveis e motocicletas, as respostas para estas perguntas que podem parecer óbvias, mas que às vezes na prática são complicadas pela falta de conhecimentos.

O aperfeiçoamento em direção defensiva e evasiva – neste caso em situação emergencial, oferecida pela primeira vez pela SMT (Superintendência Municipal de Trânsito), foi focado nas situações que podem acontecer no dia-a-dia de trabalho dos agentes. Treinados e sabendo como reagir numa situação de frenagem de emergência (quando uma pessoa se joga ou obstáculo aparece à frente do veículo), a resposta à situação será positiva. É uma situação onde a técnica e os reflexos são postos em evidência.

De acordo com o facilitador do curso, Antônio Carlos Nascimento dos Santos, durante os quatro dias os agentes aprenderam técnicas de frenagem, slalos duplos (contorno de cones), circulação e conduta referente a batedores de autoridades. O treinamento prossegue com treinamento off road, em pista de terra. A Secretaria de Saúde enviou uma ambulância ao Parque de Exposição João Martins da Silva, onde o treinamento foi realizado.

A carga dos cursos foi de dez horas. O chefe da Divisão de Tráfego da SMT, Rafael Estrela, comentou que a iniciativa vinha sendo cobrada pelos agentes. “Estamos preparados para enfrentar situações difíceis no trânsito, que melhora a segurança”, disse a agente Célia Maria da Silva. Para o agente José Alfredo, o curso deixou saldo altamente positivo. “Aprendemos a nos comportar em situação adversa”.

Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário