quarta-feira, 1 de abril de 2015

Menores acusados de degolar adolescente são apreendidos

Com a apreensão de dois adolescentes na tarde desta quarta-feira (1), a Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) elucidou a bárbara morte de Gabriel Guimarães Silva, de 15 anos, ocorrida no último dia 10 de março no bairro Panorama, em Feira de Santana.

Veja a reportagem em vídeo:http://www.bocadezeronove.com.br/2015/04/policia-civil-desvenda-crime-barbaro-em.html

Gabriel foi brutalmente torturado e degolado ainda vivo. A ação foi filmada através de um aparelho celular de um dos acusados e compartilhado nas redes sociais. O delegado João Rodrigo Uzzum, que investiga o caso já havia identificado os suspeitos e solicitado a custodia deles. Durante as investigações, a Polícia descobriu que o delito havia sido ordenado por um detendo do Conjunto Penal de Feira de Santana.
Na tarde desta quarta-feira (1), os adolescentes se apresentaram na DHPP acompanhados de um advogado, mas acabaram apreendidos em cumprimento de mandado de custodia expedido pelo juiz Waldir Viana Ribeiro Junior, da Vara de Infância e da Juventude de Feira de Santana.

De acordo com delegado Uzzum, a rápida elucidação da morte de Gabriel se deu pela elaboração das investigações e da quantidade de material colhido na cena do delito, inclusive imagens de circuitos de seguranças de locais próximos onde foi encontrado o corpo e as imagens que foram gravadas pelos próprios autores. Uzzum informou ainda que durante depoimento, os adolescentes contaram com detalhes e frieza como executaram a morte de Gabriel.

“Traçamos as relações pessoais da vítima e acabamos elucidando os motivos e as pessoas envolvidas neste crime. Apuramos que a vítima estava envolvida em atos inflacionais, tais como: roubo de motocicleta e de celulares além de ter uma ligação de amizade com outros elementos criminosos, dois deles são maiores de idade e estão cumprindo pena no presídio da cidade e outros dois são menores de idade. Apuramos que um desses menores emprestou um revólver a Gabriel para que ele realizasse assaltos, mas ocorreu que a vítima perdeu essa arma e contraiu uma dívida com esse grupo que faz parte de uma facção criminosa”, explicou.

Relembre o caso:http://centraldepoliciafsa.blogspot.com.br/2015/03/corpo-e-encontrado-no-panorama.html
Ainda de acordo com o delegado, antes de ser morto, Gabriel traçou um plano para escapar da morte e pagar a dívida contraída com a facção criminosa. Ele pretendia levar um amigo até o encontro do grupo, para que a motocicleta do rapaz fosse roubada.

“Por perder a arma e contrair a dívida eles então resolveram matar Gabriel e, Gabriel tentando salvar a própria vida, criou um plano em que fez com que um amigo que tinha uma motocicleta que estava a venda ir ao encontro do grupo no intuído de vender a moto, mas na verdade, o proprietário da moto seria morto e a moto roubada. Acontece que no decorrer do plano, houve mudanças e Gabriel acabou sendo capturado. Já no local do crime, os autores entraram em contato com os presos via telefone celular que ordenaram a morte de Gabriel. Assim, ele passou a ser torturado até a morte”, ponderou.

O delegado disse ainda que antes de ser morto Gabriel foi torturado com uma barra de ferro e um pedaço de pau, além de ser esfaqueado diversas vezes e ainda teve as iniciais do nome de um dos mandantes do crime, que está recolhido no Conjunto Penal, gravadas nas costas da vítima.

“Gabriel ainda vivo teve a garganta degolada por um dos adolescentes, posteriormente, no decorrer da noite o grupo enrolou a vítima em uma cortina e abandonaram o corpo cerca de 150 metros do local onde foi torturado e morto”, detalhou.

Uzzum informou ainda que solicitou a prisão preventiva do detento e a transferência dele para um presídio de segurança máxima tendo em vista ter ficado claro a ordem de execução de uma pessoa, por detento de dentro do presídio. Os dois adolescentes foram conduzidos à Comunidade de Atendimento Socioeducativo Zilda Arns onde ficaram a disposição da Justiça.

As informações são do Folha do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário