quarta-feira, 4 de março de 2015

Canil clandestino é fechado e cães resgatados de maus-tratos

Um canil clandestino foi fechado nesta terça-feira (03) em uma ação conjunta de órgãos de proteção ambiental de Feira de Santana, Salvador e Conceição da Feira. Cerca de 40 cães das raças Lhasa Apso, Yorkshire, Chow Chow, Labrador, Shih Tzu, Basset, entre outras, estavam em condições de maus-tratos em uma fazenda localizada no povoado de Cruzeiro, na zona rural de Conceição da Feira, a 37 km de Feira de Santana.

A presidente da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB, Carolina Busseni acompanhou a operação. Ela conta que o canil foi descoberto após uma operação da Polícia Militar em busca de suspeito de roubos. “Os policiais se depararam com a quantidade de animais na fazenda quando dois homens invadiram o local para se esconder. Logo após, eles entraram em contato conosco e viemos imediatamente”, contou.

Ainda de acordo com a presidente, os animais eram usados para procriação e os filhotes eram comercializados pelo proprietário do local que não foi localizado. “Quando recebemos a denúncia imaginávamos que o local estava feio, mas quando cheguei aqui vi que era um inferno. Esses animais foram submetidos a todos os tipos de maus-tratos, isso aqui na verdade é um crime de exploração em que o dono usa esses animais para procriar e revender os filhotes, mas não transmite qualquer tipo de cuidado. Os animais foram encontrados em meio a fezes e urina, magros, precisando de comida e assistência veterinária e alguns mutilados”,

Busseni relata que a operação envolveu ainda União de Entidades Protetoras dos Animais (Unimais), membros do Poder Legislativo de Conceição da Feira e da União de Entidades Protetoras dos Animais (Unimais). A operação para retirar os cães começou por volta das 15h, quando essas organizações, além da polícia saíram em comitiva da delegacia de Conceição da Feira até o local do canil.

Veja o vídeo:https://www.youtube.com/watch?v=hlL0vQSl47M

“Flagramos no local dois caseiros da fazenda que cuidavam dos animais. Verificamos também que esses dois homens estavam trabalhando em situação análoga a escravidão”, ressaltou. Os dois empregados foram conduzidos a delegacia para prestarem esclarecimento. Segundo eles, o proprietário dos animais é conhecido como André e comercializa os bichos em Salvador.

Os dois funcionários da fazenda não tiveram seus nomes revelados. Em entrevista ao FOLHA DO ESTADO, um deles contou que eram obrigados a guardar os animais que morriam na geladeira para que o proprietário verificasse e não acusá-los de vender os animais. No local foi encontrado um cachorro congelado, mas os próprios funcionários mostraram fotos de pelo menos três cachorros e um gato congelados no frízer.

Os animais foram levados a delegacia para serem catalogados e estarão disponíveis para fieis depositários.  

As informações são do Folha do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário