quinta-feira, 18 de setembro de 2014

SMT de Feira conta com serviço de WhatsApp

Visando acompanhar a modernidade quanto à utilidade das ferramentas virtuais e proporcionar mais rapidez nos conflitos no trânsito de Feira de Santana, a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) agora tem um novo instrumento de comunicação entre a população e o órgão, um grupo no WhatsApp Messenger.

A informação foi confirmada pelo superintendente do órgão, Francisco Junior. Segundo ele, através da conta de número (75) 8110-8049, a pessoa que flagrar uma irregularidade do trânsito pode registrar uma foto e enviar pelo grupo juntamente com o endereço que imediatamente um preposto da SMT se deslocará ao local para apurar a denúncia.

“Além do nosso canal de comunicação via telefone, a SMT possui uma Fan Page no Facebook e um e-mail, agora contará com essa nova ferramenta. Lembrando que esse número é só para o WhatsApp, quem ligar para esse contato não será atendimento, o proposito é justamente a velocidade da informação”.

O serviço que já está funcionando algum tempo foi fundamental no último final de semana quando ocorreu o incidente com o semáforo na Avenida Getúlio Vargas, que pegou fogo após fogos de artifícios usados em uma procissão religiosa serem queimados próximo ao equipamento.

“Assim que recebemos a foto via WhatsApp com a sinaleira em chamas, imediatamente viaturas da SMT foram ao local organizar o trânsito. Isso mostra que a ferramenta será de extrema importância”, avaliou.

Francisco Junior explicou ainda que as solicitações via aplicativo já estão funcionando e espera que a população contribua com informações com responsabilidade. “Caso o cidadão flagre, por exemplo, um semáforo quebrado, um acidente ou algum motorista que esteja cometendo alguma infração e que atrapalhe o trânsito, poderá nos ajudar enviando uma foto e os dados que logo em seguida um preposto se dirigirá ao local”, concluiu.

Para participar, basta adicionar o número o (75) 8110-8049 como um contato. É interessante nomear o contato como “SMT”. Em seguida é só abrir o aplicativo e atualizar a lista de amigos e pronto.

A ideia deu certo

A ideia de utilizar um aplicativo de entretenimento como ferramenta de denuncias já é conhecida em muitas cidades brasileiras e já ajudou muitos órgãos a apurar irregularidades. Em muitos estados o aplicativo ajuda entidades como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e até mesmo superintendências de trânsito, como no caso da cidade de Manaus, já aderiram à ideia.

Na Bahia, o PROCON-Ba, por exemplo, criou neste ano um canal de denúncia para consumidores que flagrassem infrações cometidas pelos fornecedores. Segundo o superintendente do órgão, Ricardo Maurício Freire Soares, em poucos dias centenas de denuncias foram compartilhadas no grupo. “Na relação consumerista, traz a necessidade de expansão da atuação do órgão. A implantação do novo meio de comunicação contribuiu para maior conforto e melhor qualidade dos serviços prestados à população baiana”.

As informações são do Folha do Estado.

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