sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Laudo aponta problema em brinquedo do Parque da Cidade

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) emitiu o laudo do acidente ocorrido há um mês, que vitimou o garoto Vinícius dos Santos Cintra, 13 anos, em um dos balanços no Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, localizado no conjunto Feira VII, em Feira de Santana. A reportagem do FOLHA DO ESTADO teve acesso  ao documento que já está na delegacia e fará parte do inquérito.

De acordo com a delegada Milena Calmon, titular da 1ª Delegacia Territorial, o relatório é a peça chave para indicar os fatores que levaram a ocorrência do acidente e, consequentemente, apontar os responsáveis pelo fato.

"O laudo foi altamente taxativo no sentido de que toda a estrutura tinha má conservação e, inclusive, com maior parte dos aparelhos enferrujados. Então, neste caso, o laudo aponta a falta de responsabilidade por parte do município na preservação e manutenção dos aparelhos", ponderou.

Enquanto isso, os brinquedos no Parque permanecem interditados, mas o local continua aberto à visitação. Segundo o diretor do equipamento, Luciano Cerqueira, foi solicitado presença dos fabricantes dos brinquedos ao Parque para realizar a manutenção. Ele garante que os brinquedos que tem altura elevada, a exemplo, dos balanços, serão reduzidos à metade para evitar outros acidentes.

"A empresa é de Simões Filho então demora um pouco a disponibilidade deles para fazer a manutenção. Além disso, já enviei ofícios a uma empresa para doar outros brinquedos ao Parque. Os pedalinhos foram todos reformados e estão retidos até que todos os brinquedos sejam reformados. A previsão é que tudo esteja normalizado até a Semana da Criança, um projeto que desenvolvemos aqui no mês de outubro", disse.

Além da pericia no local do acidente, foi solicitado exame de Lesão Corporal que questionará se houve fato criminoso. A delegada Calmon explicou que aguarda o relatório médico que será emitido ao final do tratamento da vítima para que o exame seja feito. O laudo será a peça final para a conclusão do inquérito policial instaurado. 

"Já ouvimos representantes da Prefeitura, responsáveis pelo Parque e também os familiares da vítima, agora cabe aguardar o laudo do exame de Lesão Corporal para concluir o inquérito policial e vê a necessidade de indiciar os responsáveis e posteriormente remeter ao Ministério Público, que fará a analise e por ventura oferecer a denúncia caso o laudo de Lesão aponte um fato criminoso na sua forma culposa, quando não há a intenção de lesionar", disse.

Ainda de acordo com a delegada, o relatório da pericia realizada no local auxiliará a família, caso queiram, a requerer do município indenização ou pensão caso a criança fique com sequelas. Já na esfera criminal o laudo principal é o de Lesão Corporal. "Quanto à parte criminal, caso o laudo de Lesão aponte para um fato de crime culposo, essa falta de manutenção e/ou a omissão na manutenção dos brinquedos, os responsáveis pelo Parque terão que ser responsabilizados", reiterou.

A reportagem do FOLHA DO ESTADO esteve na casa do garoto, Vinícius dos Santos Cintra, que permanece realizando sessões fisioterapia. Ele ainda anda com pouco de dificuldade e desde o acidente não vêm frequentando a escola, a espera da liberação dos médicos.

Segundo o pai de Vinicius, Luiz Carlos Cintra, o município tem acompanhado o garoto aos exames médicos e dando suporte de locomoção. No próximo dia 29, Vinicius passará por exames neurológicos para mostrar se houve sequelas celebrais. Ainda segundo o pai do garoto, uma ação foi movida na Justiça requerendo uma indenização a ser paga pelo município para reparar os danos sofridos. "A primeira audiência está será marcada no início no próximo mês. Estávamos aguardando justamente esse laudo para juntar toda a documentação necessária e encaminhar ao Ministério Público", explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário