segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Abaixo assinado quer impedir derrubada de árvores por BRT

Uma petição online hospedada desta sexta-feira (15) no site Avaaz pede que o Ibama intervenha para impedir a retirada de árvores na avenida Getúlio Vargas para implantação do BRT. Organizado por um usuário identificado apenas como Isabela B., o protesto vem ganhando durante todo este sábado várias assinaturas novas por minuto. No início da manhã a meta era alcançar 400 apoios. Com o rápido crescimento o alvo foi sendo empurrado mais para cima à medida que era atingido: 500, 750, 1.000 e no momento (início da noite de sábado) caminha para alcançar a meta de 2.000. Petição no mesmo site contra o aumento do IPTU em abril estagnou em 1.863 após várias semanas no ar.

O plano de paisagismo elaborado pela empresa Prisma, que a prefeitura contratou para fazer o projeto do BRT prevê que serão mantidas 1.464 árvores, retiradas 136 e plantadas 352 de pequeno porte, 145 de médio porte e nove de grande porte. Mas não entra em detalhes. Não se explica quais serão retiradas nem onde serão colocadas as novas. 

O projeto do paisagismo foi entregue pela Prisma em maio, mas só veio a público terça-feira, quando o secretário Carlos Brito compareceu a uma reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente, cujos membros pediram as informações.  Assine aqui:

https://secure.avaaz.org/po/petition/IBAMA_Pedimos_que_impecam_a_derrubada_de_centenas_de_arvores_em_Feira_de_Santana/?aMIVtbb
Desde que começou a ser esboçado o projeto do BRT, houve desconfiança e resistência à ideia de retirada de árvores. Técnicos faziam medições no canteiro central, levantando a suspeita de que os ônibus circulariam por ali. É o que de fato vai ocorrer, mas sem perda de vegetação e até com algum ganho, de acordo com o esboço feito pela Prisma. No entanto a desconfiança só fez crescer a partir do fato de que a prefeitura negou com veemência a retirada de árvores, depois admitiu que sairia um número insignificante e agora revela que passam de 100.

No texto do abaixo assinado são lembradas outras agressões ao ambiente que a cidade tem sofrido. "O avanço urbano tem aterrado as lagoas que fizeram parte da nossa história e destruído ícones importantes da cultura de nossa cidade".

A petição ressalta que como o governo prevê o início das obras para dezembro, é preciso agir logo. "É de extrema importância que a obra seja impedida antes de iniciada. Não podemos deixar que destruam a nossa vegetação, a derrubada de árvores centenárias é um crime ambiental", apela o documento. É questionável se há árvores centenárias naquele espaço, visto que há 100 anos a própria avenida não existia na extensão que tem hoje. Mas o texto alega que são remanescentes da vegetação original.

As informações são de Glauco Wanderley- Tribuna Feirense.

Um comentário:

  1. Só tem interesse em derrubar essas árvores da Getúlio Vargas, é quem não é de Feira, não nasceu aqui e não faz parte da história dessa cidade. O que Feira está precisando mesmo é de ônibus novos, e de empresas que tenham interesses de colocar novos Veículos, não dessas sucatas que estão aí circulando.

    ResponderExcluir