segunda-feira, 19 de maio de 2014

Laudo de exame cadavérico inocenta babá da acusação da morte de criança; ela pode ser indiciada por maus tratos, diz delegada

A delegada Letícia Alaor, da 1ª Delegacia Territorial de Feira de Santana informou para o repórter Denivaldo Costa que já está finalizando o inquérito sobre a morte da criança Maria Luiza Pereira Cerqueira, de 1 ano e um mês, ocorrida no dia 5 de abril no Hospital Estadual da Criança (HEC). Ela estava internada som suspeita de agressão provocada pela babá, Jeane Oliveira Santos, mas segundo a delegada, o laudo de exame cadavérico sugere que a criança morreu devido a uma queda, sofrendo traumatismo crânio-encefálico por ação contundente.

Letícia Alaor revelou que falta apenas ouvir um diálogo gravado entre a uma tia da criança e a babá, porém considera determinante, o laudo de necropsia, expedido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) que aponta que todos os órgãos internos da criança estavam íntegros, não identificando traumatismo por espancamento.

Segundo ela, outro fator que ajudou na conclusão do inquérito foi a declaração da mãe da menina ao dar entrada com a vítima no hospital. “A mãe se referiu quando deu entrada no hospital a uma queda de uma cama Box. Quando houve o agravamento do estado de saúde da criança, foi que ela procurou esta delegacia para acusar a babá de maus tratos”, declarou.

Questionada sobre a responsabilidade da babá, a delegada respondeu que o laudo isenta a babá da acusação de morte, mas ela responderá pelas marcas encontradas na vítima, e que confessou em depoimento, ter dado tapas e beliscões na criança.

Segundo ela, outro fator que ajudou na conclusão do inquérito foi a declaração da mãe da menina ao dar entrada com a vítima no hospital. “A mãe se referiu quando deu entrada no hospital a uma queda de uma cama Box. Quando houve o agravamento do estado de saúde da criança, foi que ela procurou esta delegacia para acusar a babá de maus tratos”, declarou.

A delegada concluiu a entrevista respondendo que a alegação da defesa da babá, de que a acusada sofre de distúbios mentais, não interfere no seu indiciamento. Caso seja indiciada por maus tratos, caberá à justiça, determinar como ela cumprirá a pena, que pode ser em um manicômio.

RELEMBRE O CASO
O Hospital Estadual da Criança (HEC) oficializou às 20h30 de sábado (5/4), a morte da garotinha Maria Luiza Pereira Cerqueira, de 1 ano e um mês. Ela estava internada com suspeita de agressão provocada pela babá, Jeane Oliveira Santos.

De acordo com a mãe, Viviane Pereira, os médicos do HEC confirmaram a morte encefálica da criança às 9h59 e após a repetição de exames, a morte foi oficializada horas depois. Por decisão da família, os órgãos da criança foram doados.
A babá Jeane Silva foi acusada de agredir uma criança de 1 ano e um mês no bairro Muchila, em Feira de Santana. A denúncia foi feita pela mãe da menina Ana Luiza Pereira Cerqueira.

Em entrevista concedida para nossa reportagem, Viviane Pereira contou que a criança sofreu uma queda e demonstrou estar bem, mas quando pai retornou e a encontrou dormindo, e resolveram levá-la até o Hospital Estadual da Criança (HEC). “O médico que a atendeu pediu um exame computadorizado e constatou um hematoma, mas a criança também apresentava várias marcas roxas”, declarou a mãe.

Segundo ela, enquanto a criança era atendida no hospital, ligou para casa para saber da babá se houve mais alguma coisa com a criança, mas ela negou. Sua irmã interrogou  a babá e após negar as agressões, a acusada teria confessado que bateu na menina, pois ela não parava de chorar. “ Eu dando teto para ela e para a filha dela e acontece isso. Ela morava na roça, em Oliveira dos Campinhos e veio só tomar conta da minha filha”, disse revoltada. A babá estava trabalhando com ela há 19 dias.

Viviane contou que a confissão foi gravada através do celular da irmã.“A filha dela ainda unhava o rosto da minha filha e ainda subiu no abdômen da criança.

DEPOIMENTO 

A babá Jeane Santos Silva, 25 anos, residente no distrito de Oliveira dos Campinhos, em Santo Amaro, se apresentou na manhã de terça-feira (1/5) no Complexo Policial Investigador Bandeira, onde foi ouvida pela delegada Letícia Alaor. Ela é acusada de agredir uma criança de 1 ano e um mês, no bairro Muchila, em Feira de Santana.

Durante depoimento, Jeane se defendeu das acusações de maus tratos, mas confessou que desferiu um tapa na menina. Ainda de acordo com ela, a criança pode ter se machucado ao cair da cama. Segundo familiares, a babá toma medicamentos controlados.

Blog Central de Policia, com informações de Denivaldo Costa.



Um comentário:

  1. A babá agressora, foi salva pelo gongo, graças a competência da policia técnica.

    ResponderExcluir