quinta-feira, 6 de março de 2014

Gato em condomínio vira caso de polícia

A Constituição não proíbe a criação de animais em condomínios, mas o morador que se sentir prejudicado pode entrar na Justiça para garantir direito de não ser incomodado. Porém, quatro moradores do Residencial Parque Cajueiro, localizado na avenida João Durval Carneiro, em Feira de Santana, prestaram uma queixa nesta quarta-feira (5) contra o síndico do condomínio Raimundo da Silva Tourinho.

Eles se queixaram no Complexo Policial do Sobradinho que o síndico ameaçou retirar todos os gatos que vivem no condomínio e entregar a uma instituição que abriga animais.
Procurado por nossa reportagem, Raimundo Tourinho explicou que os queixosos interpretaram errado a uma determinação exposta em um Termo de Conduta. Ele contou que foi procurado por vários condôminos, reclamando dos animais que vivem soltos no residencial.  "Eu tomei como surpresa, pois feita uma comunicação datada do dia 26 de fevereiro, aos donos de animais soltos que tinham um prazo de oito dias para se adequarem, recolhendo-os aos respectivos apartamentos", disse Tourinho.

Ele frisou que o comunicado era direcionado apenas a quem tem animal solto no condomínio. “Um morador me procurou e disse que encontrou um gato em cima da mesa do seu apartamento, comendo e dando prejuízo e me perguntou de quem era a culpa. Eu expliquei que não podia identificar o dono do animal”, detalhou. 

Diante das reclamações, o síndico, explicou que elaborou o Termo de Conduta, convocando os moradores que possuem animal, a apresentar a fotografia do bichano e a caderneta de vacinação. Caso contrário, o animal que estiver solto, será recolhido e entregue ao Centro de Zoonoses do município.
Tourinho alertou ainda que os animais soltos podem transmitir doenças para as pessoas, como Alergia Respiratória, Larva Migrans Visceral, que pode afetar vários órgãos como intestino, fígado, coração ou pulmões e a Ancilostomíase, que é transmitida através da penetração do parasita através da pele, podendo causar hemorragia no fígado, tosse, febre, entre outras doenças.

O síndico declarou ainda que a medida adotada visa evitar a proliferação de doenças e acidentes e que explicitou o problema a um representante da APA - Associação dos Protetores de Animais. Segundo ele, moradores já ameaçaram espalhar  chumbinho - veneno para matar ratos, para exterminar os gatos que vivem perambulando pelo condomínio e que atropelo já foi registrado no local.

Blog Central de Polícia, com informações de Denivaldo Costa.

2 comentários:

  1. APOIO DECISÃO DO SINDICO, GATO SUJANDO DE FEZES AS AREAS COMUNS DO CONDOMINIO ONDE CRIANÇAS BRINCAM.

    ResponderExcluir
  2. Apoiadíssimo!!! Quer tem seus animais que acomodem em seus apartamentos sim!!!
    Tenho uma netinha que está com um problema seríssimo na pele por conta de fezes de gatos! Ela costuma brincar com terra... e contraiu a doença... sem falar em tantas outras que o gato e o cão transmite para o ser humano! A saude em nosso Municipio ja ta uma beleza pra não dizer ao contrario!!! O povo ainda fica procurando sarna pra se coçar! Me poupeeeeeeeee!!!!

    ResponderExcluir