sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Reforço do Exército Brasileiro e da Caatinga nas ruas de Feira de Santana

A segurança pública em Feira de Santana vai contar com reforço de tropas do Exército Brasileiro. Será disponibilizado, a partir desta sexta-feira (03), o efetivo de aproximadamente 200 homens que irão atuar de forma ininterrupta em diversas ruas e bairros do Município.

O anúncio foi feito pelo comandante do 35º Batalhão de Infantaria, tenente coronel Rogério Matos dos Santos, durante entrevista coletiva. Além do efetivo do Exército, o esquema de segurança pública em Feira, durante a greve da Polícia Militar da Bahia, conta ainda com a participação da Guarda Civil Municipal, Polícias Civil, Federal e Rodoviária Federal e Companhia Independente de Polícia Especializada (CIPE) Litoral Norte, conhecida também como tropa da Caatinga.A disponibilização das forças auxiliares, como informa o comandante, atende a reivindicação do Governo Municipal e diversos órgãos de segurança pública com o intuito de assegurar a ordem pública e a paz no Município.

“O Exército Brasileiro, preocupado em manter a segurança da população, vai participar de forma continuada desta operação coletiva, que envolve diversas forças de segurança. A nossa missão é devolver à população a sensação de tranquilidade e segurança que foi perdida na quinta-feira (2)”, destaca o tenente coronel Rogério Matos dos Santos.As tropas estarão nas ruas com viaturas, armas de diversos calibres e equipamentos de segurança. De acordo com comandante Santos, o plano de operações está sendo concluído. “Os soldados têm formação em garantir a ordem. Vamos atuar para manter a garantia dos serviços como transporte, saúde, educação e o funcionamento dos órgãos no município de Feira de Santana”, finalizou.O funcionamento do comércio de Feira de Santana está voltando ao normal na manhã desta sexta-feira (3). Depois do clima tenso registrado no Centro na tarde de quinta-feira (2) por conta da greve deflagrada pela Polícia Militar, lojas, supermercados e o Shopping Boulevard mantêm as atividades normalmente.

Há centenas de homens da Polícia Militar e Exército realizando a segurança no centro comercial. Em razão disso, várias lojas voltam a abrir as portas e os consumidores, por sua vez, a fazer suas compras. O Shopping Boulevard também está aberto, mas não informou sobre o horário que o expediente será encerrado.

Segundo o presidente do Sindicato do Comércio de Feira de Santana, José Carlos Moraes, vários supermercados situados no centro estão abertos. “A polícia precisa ficar nas ruas para acalmar a população. Quando passei por algumas ruas já vi homens da Caatinga na avenida Getúlio Vargas, o que tranquiliza toda a comunidade”, ressalta o presidente do sindicato.A orientação de Délcio Mendes, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Feira de Santana, é que os empresários devem se precaver e abrir os estabelecimentos com a segurança necessária. “O comerciário não pode ficar sujeito à ação de vândalos”, ressalta.

De acordo com informações do secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, policiais da Força Nacional de Segurança , dois terços do efetivo da PM está trabalhando em todo o estado. A PM anunciou nesta quinta-feira o reforço no policiamento das cidades de Feira de Santana, e de Ilhéus, no sul da Bahia.

Outras unidades da PM foram deslocadas para os dois municípios por conta do clima de pânico da população. Entre eles Feira de Santana, onde ontem (2) a tarde a população viveu momentos de pânico com anúncios de arrastões na cidade, o que fez o comércio fechar as portas no início da tarde.O reforço do policiamento da Litoral Norte, Caatinga, Força Nacional de Segurança começaram a chegar nas primeiras horas desta manhã, onde farão o policiamento em toda a cidade.

Durante toda a quinta-feira, a Polícia Civil registrou cinco homicídios, entre eles a de um sargento da Polícia Militar e 26 tentativas de homicídio em Feira de Santana. A Caattinga está na cidade, concentrada no 35º BI com duas viaturas policiais.

Blog Central de Polícia, com informações da Secom e G1, com fotos de Gledson Santos.

2 comentários:

  1. agora a gente pode se sentir mais seguro

    ResponderExcluir
  2. MEU DEUS É FIM DE MUNDO MESMO A POLÍCIA É PAGA PARA NOS PROTEGER E NÃO PARA NOS ATERRORIZAR, A POPULAÇÃO NÃO TEM CULPA DE NADA SOMOS TODOS SOFREDORES, VOCÊS POLICIAIS TEM QUE ATERRORIZAR QUEM ESTÁ TIRANDO OS SEUS DIREITOS E PODE TER CERTEZA NÃO SOMOS NÓS QUE TRABALHAMOS DURO PARA PAGAR O SALÁRIO DE VOCÊS NÓS A POPULAÇÃO SOMOS PEQUENOS COMO VOCÊS. PORQUE NÃO VÃO ATRÁS DOS GRANDES PELO AMOR DE JESUS PAREM COM ISSO, PRECISAMOS TRABALHAR E CONCORDAMOS COM VOCÊS SEUS SALÁRIOS PRECISAM MELHORAR MESMO MAS VOCÊS TEM QUE DIRECIONAR SUAS RAIVAS NAS PESSOAS CERTAS E NÃO EM NÓS QUE TAMBÉM GANHAMOS POUCO,EU COMO UMA CIDADÃ ESTOU DECEPCIONADA COM ESSA SITUAÇÃO,GENTE PAREM COM ISSO VAMOS ATINGIR QUEM REALMENTE TEM CULPA POR FAVOR, NÓS A POPULAÇÃO ESTAMOS SOFRENDO COM TUDO ISSO E PRECISAMOS DE PAZ E NÃO DE GUERRA.

    ResponderExcluir