Apesar de ser amplamente anunciada, a tão esperada obra de reforma e ampliação do Conjunto Penal de Feira de Santana continua a passos lentos. Somente agora que a Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (SUCAB) publicou no Diário Oficial (edição dos dias 20 e 21 de agosto) a abertura de concorrência pública para reforma e ampliação da unidade carcerária deste município.É mais um lento processo de licitação, contratação de empresa e execução das obras sem data específica para terminar.
Há pouco menos de um ano foi noticiado que as obras já estariam começando, mas erros no projeto fizeram com que o mesmo retornasse para Salvador e a conseqüente burocracia faz com que o presídio do segundo maior município do estado continue em passo de espera. Com superlotação, equipamentos obsoletos e déficit no quadro pessoal para a sua segurança, o Conjunto Penal de Feira é um verdadeiro “barril de pólvora”.
A reportagem do Blog Central de Polícia foi informada na semana passada que menos da metade das guaritas são ocupadas por policiais militares. Isso favorece a ação de pessoas que arremessam drogas por cima do muro, como foi flagrado recentemente por agentes penitenciários, conforme matéria publicada por este blog. Assim como foram encontradas drogas, armas também podem ser arremessadas.
INVESTIMENTOS
De acordo com informações de representantes do Governo do Estado, os investimentos para a ampliação e reforma do Conjunto Penal de Feira estão avaliados em cerca de R$ 10 milhões.
Com a construção de novos pavilhões e recuperação dos já existentes, o número de vagas passa de 340 para 1.250. Se essa ampliação na capacidade se concretizar, vai beneficiar outros municípios da região que poderão desafogar suas cadeias.
A licitação ocorrerá no dia 28 de setembro de 2011, às 15h, no seguinte endereço: 3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, Sala de Treinamento – Subsolo da SUCAB, Ala Norte, C.A.B. – Salvador-BA. A abertura de concorrência foi publicada na última sexta-feira (19).
Por: Rivaldo Ramos, com imagem ilustrativa
Nenhum comentário:
Postar um comentário