A Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB) distribuiu 17 ambulâncias de suporte básico para as prefeituras da região do recôncavo. A entrega aconteceu no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), nas vésperas das eleições de 2010.
A proposta era que os equipamentos iriam compor o SAMU Regional e teriam a capacidade para atender aproximadamente 670 mil habitantes.várias unidades moveis do Serviço Médico de Urgência no intuito de melhorar o atendimento dos serviços médicos na região. Mas a real historia é deprimente. Sem nenhuma explicação oficial dos municípios e Estado, há quase oito meses as ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estão nos pátios das prefeituras ou até mesmo estacionadas em áreas sem coberturas como em Maragojipe (Foto), onde os automóveis encontram-se dentro de um matagal.
Segundo informações as unidades avançadas, equipadas com uma UTI móvel, estão paradas porque o Estado ainda não instalou a central de regulação 192, que deve funcionar no Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus.
A população reivindica a todo o momento o funcionamento dos serviços. Contudo o Governo Estadual não se manifestou em relação à situação. Enquanto isso, os veículos estão sendo destruídos pela ação do tempo, como em Maragojipe.
Fonte: Fábio Santos ( A Voz Jovem )
Nenhum comentário:
Postar um comentário