sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Feira está entre as 40 cidades mais violentas do país‏

A informação baseada em dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) foi ressaltada pelo comandante da 64ª Companhia Independente, major Jader Martins (foto), durante o lançamento do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), na manhã desta sexta-feira (12). O evento foi realizado no Ginásio Municipal Joselito Amorim.
Participaram do ato alunos de várias escolas públicas e particulares da cidade. O PROERD é desenvolvido por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças e adolescentes. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas.

Conforme o major Jader Martins, o programa deve ser desenvolvido através de uma parceria com a comunidade como um todo. “É um programa educacional em que estamos participando com as escolas municipais, estaduais e particulares e várias comunidades. Para se ter idéia nós estamos na comunidade do Horto trabalhando com essas crianças. Então é um programa plural que visa melhorar as condições de vida da nossa juventude”, considera.

VIOLÊNCIA EM FEIRA

Major Jader informa ainda que o PROERD é desenvolvido na Polícia Militar da Bahia há cerca de 10 anos. “Em Feira de Santana vem sempre com trabalhos incipientes. E a gente entendeu que não é a militarização que vai resolver os problemas da segurança. A gente precisa de ações proativas, educativas, visando a melhoria das condições de vida das pessoas. E as crianças são o grande alvo”, ressalta.

Ele observa que a iniciativa é muito importante enquanto uma ação preventiva de combate a violência na cidade. “Se você pega o mapa da violência em 2010, você vai verificar que a faixa entre 15 e 24 anos é a que morre mais jovens no Brasil. Pelo IBGE Feira de Santana é a 38ª cidade do país em violência”, afirma o major.

COMO FUNCIONA

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) tem como base o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), e foi criado pela Professora Ruth Rich, em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, EUA, em 1983. Atualmente o Programa está presente nos cinqüenta estados americanos, e em cinqüenta e oito países.

O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado; que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo de ligação na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família. Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas.

Fonte: Ordachson Gonçalves (Tribuna Feirense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário