sábado, 7 de agosto de 2010
Polícia em alerta com saída temporária de presos para o Dia dos Pais
As polícias de Feira de Santana - em especial - a Militar, poderão ter bastante trabalho nos próximos dias por conta do benefício da saída temporária de presos que aproveitarão o Dia dos Pais. Na Bahia são 1.011 internos do regime semi-aberto que deixarão os presídios até este domingo. Depois de Salvador, Feira de Santana tem o maior número de presos beneficiados.
De acordo com a Secretaria de Justiça do Estado da Bahia, a saída temporária dos presos ocorre cinco vezes ao ano, e a visita à família pode durar até o período máximo de sete dias. O grande problema e que tem sido questionado todos os anos, são os critérios para a liberação dos presos. Em Feira, por exemplo, já teve preso que foi beneficiado com a saída temporária do Dia dos Pais, sem ter pai vivo e em algumas ocasiões alguns deles foram presos cometendo delitos durante o periodo que foram liberados para visitar a família. No ano passado, um preso beneficiado morreu numa troca de tiros com a polícia, durante a saída temporária neste município.
Lembramos também que no ano passado, durante o benefício de saída temporária do Dia dos Pais, o detento Gilvan Clécio de Assis, sequestrou no estacionamento de um shopping de Salvador e depois matou com requintes de crueldade a médica Rita de Cássia Tavares Giacon, 39 anos. As autoridades prometem maior rigor na liberação dos presos, mas até agora, continua tudo como era antes. Questionamos porque homicidas, latrocidas e até estupradores são beneficiados.
Segundo informações da polícia, alguns dos beneficiados costumam aproveitar a saída temporária para cometer delitos, inclusive matar e depois retornam para o presídio sem deixar pistas, o que dificulta o trabalho de investigação policial. Segundo dados da própria Secretaria da Justiça, entre 8% a 10% dos beneficiados não retornam ao presídio.
Por: Rivaldo Ramos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário