quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Operação Rota em Paz da 67ª CIPM reduz assaltos a vans e ônibus

Ações desencadeadas pela 67ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), especialmente na BR-324, reduziram drasticamente o número de assaltos a vans que fazem o transporte alternativo de passageiros do distrito de Humildes e ônibus que circulam em sua área de atuação. 

A Operação Rota em Paz também tem atuado no município de São Gonçalo dos Campos e também trouxe resultados favoráveis, conforme explicou o tenente Laerte Vieira.

"Desde fevereiro, sentimos a necessidade devido a assaltos que ocorriam naquele período, principalmente às vans do distrito de Humildes, do município de São Gonçalo e nos ônibus que fazem a linha para o novo shopping (América Outlet), aqui na BR. Então, dentro dessa necessidade, a gente traçou estratégia de fazer abordagens e denominamos Rota em Paz. Essa operação, desde então, vem surtindo efeito. A gente só registrou em Humildes, depois do início da operação, apenas um assalto a van. Já são cinco meses sem qualquer tipo de registro", relatou o tenente.
Ainda de acordo com ele, em São Gonçalo dos Campos foram registrados apenas dois assaltos a transporte de passageiros nesse período da operação. Ele informa também que todos os dias são feitas abordagens em horários e locais diferenciados para efeito surpresa e dificultar a ação dos marginais, inibindo os assaltos e a circulação de armas e drogas.

Durante uma abordagem a ocupantes de vans, nossa reportagem ouviu o relato de motoristas e passageiros, que apoiaram a operação da 67ª CIPM.
Para o motorista Daniel Rodrigues, que já foi assaltado duas vezes em quatro anos que  roda para o distrito de Humildes, desde fevereiro, os condutores, cobradores e passageiros passaram a viajar mais tranquilos e não se setem constrangidos quando são parados e revistados pelos policiais.

"Fica bom para a gente, mais segurança para o passageiro, para o motorista também. O passageiro já entra no carro assustado e se tiver algum coisa, a polícia já está mantendo a calma com a gente, abordando o carro. Quando a gente vê a operação já vai encostrando o veículo para facilitar", declarou o motorista.

O passageiro José Darino, que esperava pelo ônibus na BR-324, também apoiou a atuação da PM. "É uma proteção para o cidadão de bem".

"É gratificante porque a gente sente que o dever está sendo cumprido por nossa companhia", finalizou o tenente Laerte Vieira.
Em 7 meses de atuação, a Operação Rota em Paz, registra 214 dias e 5 meses sem registro de assaltos; 224 blitzes realizadas; 8 locais determinados para abordagens; 19.271 pasageiros abordados; 1.710 vans revistadas; 136 ônibus revistados e abordagens em 177 pontos de ônibus.

Blog Central de Polícia, com informações de Sotero Filho e fotos reprodução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário