O 9º Passeio Motociclístico do Distrito de Mercês, em São
Gonçalo dos Campos, foi cancelado pelos organizadores neste domingo (12),
logo após a polícia militar da cidade apreender cerca de 20 motos, todas
apresentando várias irregularidades segundo a polícia. A operação teve o
comando do Tenente PM Laerte, comandante do BPM/SG com o consentimento do Major
Jader, comandante da 57ª Companhia Independente em Santo Estevão.
De acordo com o relatório da operação, um dos organizadores do passeio, o Sr.
José Cirilo "Gui", procurou a polícia militar para informar a
realização do passeio, foi lhe passada algumas regras, e após esse primeiro
contato a polícia não foi mais procurada. "Expliquei-lhe que deveria ser observado aquilo que prescreve o Código de Trânsito Brasileiro sobre a circulação de veículos automotores, ressalvada uma, que eu entendi no momento facultar para que não se tornasse inviável o acontecimento; licenciamento em dias. Também fiz ressalvas severas acerca da questão das motos sem placas, faróis, descargas alteradas para produzir ruídos, habilitação, capacete e proibição de menores Surpreendentemente, não fui mais procurado pelo citado organizador, com o ofício de praxe para informar ao órgão de segurança, e entendi que o passeio não mais aconteceria devido as exigências.
Na última semana porém, observei o carro de som anunciando a venda das camisas e algumas orientações sobre o 9º Motopasseio de Mercês, e ainda assim, não havia sido até o momento oficiado para tomar as devidas providências e precauções afim garantir a ordem e a segurança das pessoas que ali estariam", disse o tenente. Ainda de acordo com o relatório, " no dia 23 de março de 2014, o mesmo passeio causou uma série de problemas aos moradores da cidade de São Gonçalo dos Campos". Entre as queixas da população; o barulho ensurdecedor das descargas alteradas, veículos sem placas, condutores fazendo manobras arriscadas, transito de motocicletas pelas calçadas e praças do centro da cidade e menores conduzindo motos, condutores sem utilizar equipamentos obrigatórios de segurança e de proteção individual (como capacetes, retrovisores e faróis), transitando com excesso de pessoas e de velocidade, conforme reportagem da época divulgada em sites locais.
Numa das fotos aparece uma viatura acompanhando o passeio, o que gerou ainda mais revolta na população, pois era claramente uma afronta à legalidade. Verificou-se mais tarde que a viatura de outra companhia e não a viatura local que inclusive apreendeu algumas dessas motos irregulares, mas devido à grande quantidade de público, aproximadamente 2mil pessoas, foi insuficiente para trazer a tranquilidade".
A polícia local solicitou o apoio de mais viaturas do Ceto/CPRL, do PETO, Asa Branca e CAEL. Diante do forte apoio policial a tensão foi contida e nenhum policial ou manifestante foi agredido.
Fonte: São Gonçalo Agora/Sandro Araújo, com informações e fotos da polícia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário