A Polícia Militar da Bahia, através do Comando de
Policiamento da Região Leste (CPRL), irá empregar mais de 5.4mil policiais
militares para garantir a segurança durante a Micareta 2015 de Feira de
Santana, que acontece de 22 a 26 de abril.
O planejamento está distribuído com a atuação de diversas
Unidades Operacionais da PM e o reforço do policiamento das Companhias
Especializadas (CIPEs), Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (BEPE),
Grupamento Aéreo, Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) – atuando
com o Pelotão Tático Móvel, Pelotão Asa Branca e Cavalaria, além das
tropas das unidades de ensino da Polícia Militar e tropa de Choque.
Três Postos de Reunião de Tropa, que funcionarão no
Centro de Cultura Amélio Amorim, Colégio ECASSA e Instituto de Educação Gastão
Guimarães e quatro Postos de Comando de Área que serão instalados em pontos
estratégicos do circuito e funcionarão de forma integrada com a Polícia Civil,
recepcionando as ocorrências.
Este ano os portões de acesso ao circuito Maneca Ferreira
tiveram uma redução significativa, de 39 para 15 portões com vistas a uma maior
segurança dos foliões que participarão da festa.
Operação
Abadá
Nas previas da Micareta será executada, por meio da 64ª
Companhia Independente de Polícia Militar, a Operação Abadá que visa garantir a
segurança dos foliões no momento da retirada de seus abadas nos locais de
entrega.
Equipamentos
tecnológicos: No circuito Maneca Ferreira, localizado
na Avenida Presidente Dutra, a sociedade contará com o mesmo aparato
tecnológico empregado no Carnaval de Salvador. Para tanto serão utilizados
celulares Smartphone, rádios comunicadores com geoprocessamento e câmeras de
vídeo-monitoramento.
O Centro de Informações e Decisões Estratégicas (CIDE)
vai atuar no monitoramento durante a festa, com possibilidade de análise e
ajuste em tempo real das ações realizadas.
Segurança
nos Terminais e pontos de ônibus: O Pelotão de Cavalaria
empregará um policiamento na Estação de Transbordo Central e nos pontos de
ônibus, 24 horas por dia.
Reuniões
de Avaliação: As reuniões de avaliação ocorrerão
diariamente no auditório do 1º BPM/Feira de Santana, com a participação de
todos os órgãos responsáveis pela organização da festa, onde serão realizados
os ajustes necessários.
Valorização
profissional - Visando proporcionar aos policiais
militares melhores condições de trabalho durante o evento, neste ano a PM
inova com a participação do Centro de Valorização Profissional (CEVAP) que
contará com uma equipe Multidisciplinar formada por psicólogos, nutricionistas,
assistentes sociais, educador físico e apoio jurídico, além de atividades
artístico-educacionais que serão coordenadas pelo Grupo de Teatro da PM.
Visando oferecer um maior conforto para os policiais
militares, o Comando Leste priorizou um planejamento de aplicação de quase
totalidade do efetivo no sistema vem-e-vai, onde o policial vindo de Unidade
Operacional de outra cidade é transportado para o serviço e ao final retorna ao
seu lar, para o descanso merecido.
As informações são da Ascom/CPRL, com fotos do Blog Central de Polícia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário