quarta-feira, 31 de maio de 2017

Delegada da Mulher conquista cidadania feirense

O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. A citação do escritor e poeta José de Alencar foi usada pela vereadora Gerusa Sampaio, na noite desta terça-feira (30), para definir o perfil da delegada de Polícia Civil e professora Maria Clécia Vasconcelos, alagoana de nascimento, que conquistou o Título de Cidadã Feirense.

“Grande no tamanho e nas atitudes”, resumiu o vídeo exibido durante a sessão solene de entrega da honraria, para destacar a estatura e a atuação da titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) na cidade. Gerusa Sampaio falou de sua trajetória em Feira de Santana, desde 2007, assumindo inicialmente a 2ª Delegacia, e também de sua passagem por outros municípios da Bahia.

Na Delegacia da Mulher, a partir de 2013, Clécia vem desenvolvendoações marcadas pela sensibilidade. “Uma de suas grandes conquistas, nesse período, foi a abertura da Delegacia da Mulher nos finais de semana”, lembrou a vereadora, ressaltando que a sua linguagem simples a faz interagir com facilidade com a equipe, com as vítimas e com os movimentos populares.
Gerusa destacou ainda o “trabalho de excelência” que a homenageada realiza na Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC), onde leciona a disciplina Direito Penal. Clécia é graduada em Direito Público e mestranda em Gêneros e Movimentos Sociais pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), além de possuir vários cursos ligados à área de Segurança Pública.

Diante do plenário e da galeria lotados, a homenageada surpreendeu com um discurso de improviso, pontuado pela emoção e sinceridade. Ela disse que na condição de professora conheceu muitas pessoas que levará para toda a vida, mas admitiu que não foi a educação que lhe garantiu a cidadania feirense, “mas sim o meu trabalho como delegada em Feira de Santana”, disse.
“Ser delegada sempre foi o meu sonho. O segundo era vir para Feira de Santana, onde tudo passa ou começa”, afirmou Clécia, confessando ter a “sensação de pertencimento” com relação à cidade desde o momento que aceitou o desafio de assumir a função. “O reconhecimento à honraria deve ser da Polícia Civil como um todo”, enfatizou, citando todos os membros da equipe que comanda.

Clécia Vasconcelos destacou a importância da luta do Movimento de Mulheres e o apoio de órgãos como o Ministério Público e o Centro de Referência, que formam uma rede de proteção que funciona. “Feira de Santana é referência no Portal do Sertão, não entrou na estatística dos homicídios contra a mulher e o aumento do número de ocorrências mostra que está dando certo”, contabilizou a delegada. “Sem modéstia, muito obrigada”, finalizou.

A concorrida sessão solene que reuniu autoridades, familiares, amigos e companheiros de trabalho das duas áreas – Segurança Pública e Educação – foi conduzida pelo presidente do Legislativo, Reinaldo Miranda, que compôs a mesa ao lado da homenageada e seu marido, João Evangelista, deputado estadual José Neto, coordenador regional da Polícia Civil João Uzum, e secretário municipal de Prevenção à Violência Pablo Roberto, representando o prefeito José Ronaldo.

Blog Central de Polícia, com informações e fotos da Ascom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário